JOSÉ LUIZ

Um “quiet Luxury” a francesa!

Por José Luiz de Souza | Colunista social
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Caroline Putinoki
Caroline Putinoki

A expressão “quiet luxury” vem ganhando força não apenas na mídia, mas, principalmente, junto aos pesquisadores de tendências de consumo no Brasil e no exterior. À grosso modo, significa um luxo silencioso, discreto, reconhecível apenas pelos próprios consumidores; um código secreto que não pode ser facilmente percebido pelo grande público. Trata-se do avesso do que se tem observado nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Seu conceito é muito bem elaborado: não apenas aversão à ostentação, mas à ideia de que o luxo é uma experiência subjetiva, não apenas reservado a ocasiões especiais, mas sobretudo no cotidiano, como parte de um prazer pessoal.

Há diversas razões que explicam essa nova tendência: um consumo consciente de produtos altamente duráveis e que sobrevivem a modismos; a recente crise econômica e a pandêmica em que consumismo e ostentação viraram sinais claros de mau gosto!  Por essas razões, a Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França com sede em São Paulo, (responsável por fortalecer a competitividade e a atratividade da França como destino) está programando para os dias 19, 20 e 21 de setembro a 3ª versão do encontro que já é considerado o mais importante evento sobre o luxo francês na América Latina, com os maiores nomes do setor, em uma conferência seguida de uma rodada de negócios e que acontecerá no hotel Rosewood São Paulo com o tema “La tradition de l’innovation” (a tradição da inovação).

Segundo Caroline Putinoki, diretora da Atout France para América Latina, “os métodos de produção de bens e serviços de luxo estão evoluindo com novas tecnologias, robôs substituindo a mão-de-obra humana para determinadas tarefas. No entanto, o artesanato dá lugar de destaque ao ser humano, perpetuando um savoir faire tão reconhecido quanto essencial. Inovar é equilibrar tradição e modernidade”.

As conferências em formato híbrido, com nomes nacionais e internacionais debatendo os cenários e as perspectivas do segmento acontecerão no dia 19 de setembro. Já a novidade acontece nos dias 20 e 21 de setembro: uma rodada de negócios entre profissionais de turismo brasileiros e franceses 100% presencial. E tendo sempre como objetivo mostrar que a França tem a tradição de inovar há séculos, seja na invenção do método para fazer champagne, seja na moda ou ainda nas técnicas culinárias

Muita luz!

Em São José dos Campos, a ArqLuce realizou coquetel para marcar a inauguração de seu novo endereço e, ao mesmo tempo, presentear os arquitetos e designers de interiores com uma palestra sobre iluminação contemporânea pilotado pelo arquiteto Waldir Júnior, que também é design de luminárias. Tendo o casal Marcilene e Marcos Hachmann como anfitrião, a palestra ocorreu no Colinas Green Tower seguido da recepção na nova sede da ArqLuce serviço do Buffet Sensações Gourmet e assessoria de Graci Carvalho.

Comentários

Comentários