LIDERANÇA

Depois das praças, Emanuel Fernandes ressurge nas redes sociais: ‘País precisa de líder’

Ex-prefeito de São José dos Campos intensifica a presença nas redes sociais falando sobre política

Por Xandu Alves | 30/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Reprodução

Emanuel durante a entrevista em formato de podcast
Emanuel durante a entrevista em formato de podcast

Depois de organizar sete palestras sobre política em uma praça de São José dos Campos, Emanuel Fernandes intensifica a presença nas redes sociais.

Com a ajuda da filha Lia Blanco, que é arquiteta, o ex-prefeito de São José postou vídeos na internet com trechos de entrevista dada por ele à filha, em formato de podcast, falando sobre política e refletindo sobre o Brasil.

Com dois canais no Instagram, um deles o ‘Mas, por outro lado’ (novos cortes sobre velhas ideias), além de página no Facebook, Emanuel começa a aparecer com mais frequência nas redes sociais, o que é novo em sua biografia.

Criada em julho de 2020, sua página no Instagram só tem quatro publicações e 1.642 seguidores, por exemplo. O novo canal já aparece com 12 publicações – todas elas feitas nas últimas semanas – e 327 seguidores.

Curiosamente, o “aquecimento” do canal político ocorre após Emanuel aparecer em levantamento de OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas sobre o cenário eleitoral em São José dos Campos para as eleições municipais de 2024.

Uma das principais lideranças políticas do Vale, o ex-prefeito é o quarto mais citado pela população em pesquisa espontânea sobre quem seria eleito para governar a cidade se a eleição fosse hoje. Ele aparece atrás de Anderson Farias, Felicio Ramuth e Eduardo Cury, todos oriundos do grupo criado por Emanuel para debater política nos anos 1990.

Mas com a saída de Felicio do PSDB, medida criticada por Cury e Emanuel, o partido perdeu as duas principais lideranças da cidade – o então vice Anderson Farias assumiu a prefeitura também após trocar o PSDB pelo PSD.

REDES SOCIAIS

A atividade digital de Emanuel já havia sido adiantada pelo amigo e colega de PSDB Eduardo Cury, ex-deputado federal e também ex-prefeito de São José. Ele disse a OVALE que Emanuel passaria a usar as redes sociais como ferramenta para formar novas lideranças políticas.

“A gente já estava pensando nesse projeto [formar novas lideranças] independente do meu resultado eleitoral. Tínhamos combinado antes da eleição de fazer isso, e agora estou com mais tempo. Vamos fazer alguma coisa. Estamos pensando em encontros presenciais. O conteúdo já está pronto, mas ainda não o formato”, disse Cury em fevereiro deste ano.

O retorno de Emanuel à vida pública ocorre após um hiato de quase 10 anos, logo após a morte da mulher dele, Juana Blanco, em março de 2013.

Nesse período, ele disse que dedicou-se a estudar e ler muito, sobre temas como política, filosofia, história e até biologia, na tentativa de compreender melhor as motivações políticas das pessoas.

Com 40 livros a mais a cada ano dentro da cabeça, segundo a filha Lia Blanco, Emanuel voltou, em 2023, a comentar sobre o que aprendeu com os livros e com sua experiência.

‘PAU NOS ESPERTOS’

Agora entrando com força nas redes sociais, Emanuel não poupou críticas à política e ao país: “O que condeno é o endeusamento da eleição. Basta escolher um candidato que ele resolve o problema no Brasil. O problema no Brasil será resolvido pelos brasileiros”, disse ele.

“Tudo indica que o governo vai resolver o problema das pessoas. Não pode endeusar a eleição. O que precisa é parar com esse endeusamento de que o governo vai resolver. Tem que atuar no nível da sociedade. Para o executivo, você vota para mudar a floresta. No parlamento, você vota para que não mudem a sua árvore, joga na defesa. O Brasil não precisa de governo, mas de líder.”

Em outro trecho do vídeo, Emanuel disse que “política tem função” e que o país precisa mais de pensadores, com visão de mundo e projetos.

“Governo são pessoas jurídicas e essas não têm coração. Você só se motiva se for convencido, e o Brasil precisa de convencedores. Isso [adesão personalista e populista no país] é um traço de subdesenvolvimento”, afirmou.

Emanuel também voltou afiado quando disse o que precisa mudar no país: “Em resumo, é pau nos espertos. Brasil precisa combater a esperteza e valorizar o conhecimento e os que querem oportunidade”.

PSDB

Presidente do PSDB em São José, José de Mello Correa disse que Emanuel nunca se ausentou da política joseense.

“Ele sempre foi ativo tanto no cenário local quanto no cenário brasileiro. Além de prefeito, ser deputado federal por dois mandatos o credenciou a ter a visão maior da política brasileira”, afirmou.

“As palestras que está conduzindo são de suma importância para formação política da juventude e da solidificação das suas ideias e princípios para aqueles que já têm experiência nessa área”, completou Mello.

Quanto a uma possível candidatura de Emanuel a prefeito, Mello disse que o PSDB de São José acha prematura a discussão de nomes no momento, apesar de a sigla contar, segundo ele, com “grandes quadros como Eduardo Cury, nossos quatro vereadores, Dulce, Renato, Roberto do Eleven e Dr Jose Cláudio, entre outros”.

“As conversas com os partidos e estão sendo desenvolvidos nesse momento no plano municipal, bem como as questões de federação e fusão com as diretorias estaduais e nacionais”, explicou o tucano.

Mello disse que Emanuel é um “líder e inspiração” e que “sempre esteve nas suas redes sociais, nas conversas com lideranças, nos aconselhamentos , inclusive com nossos membros da executiva, mesmo em momentos difíceis da pandemia , dando seus conselhos e manifestando-se na sociedade”.

E finalizou: “Claro que durante a pandemia não havia condições de manifestações populares como agora tem Emanuel proporcionado. A pandemia pode ter dado a impressão de um distanciamento, mas, pelo contrário, nos uniu ainda mais no dia a dia, nos grupos eletrônicos e conversas das nossas lideranças”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

6 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Paulo José Chagas
    13/09/2023
    Votaria nele, se voltasse, e voto em quem ele indicar. Mas se ele voltasse, levaria de primeira.
  • Jair Pereira
    30/05/2023
    É DIFÍCIL CONFIAR EM POLÍTICOS....MAS ESTÁ AÍ UM EM QUEM CONFIO !! E VOTO NELE.
  • Rubens Mauad
    30/05/2023
    Bela iniciativa de ajudar os jovens a compreender a política.
  • RAfael
    30/05/2023
    O partido nem pra auxilia-lo \"nessas paradas\" de impulsionamento digital. PSDB sendo PSDB, um querendo um f....r o outro mesmo. Tá ae, maio de 23, resultado eh um partido em frangalhos, mas com dirigentes ainda achando que tem \"plenas\" condições de alçar voos maiores em 26.
  • Fernando
    30/05/2023
    Emanual sempre foi uma mente brilhante. Foi, é e será um farol para todos que aqui vivem. Torço para que cuide bem da saúde pois vai precisar bastante para enfrentar as dificuldades dos momentos atuais. Se candidato for terá os nossos votos! Bola prá frente, El!
  • Joao Carlos Henrique
    30/05/2023
    Bela iniciativa. Tamos juntos.