CARLITO PAES

Como lidar com as críticas

Por Carlito Paes | Bacharel e Mestre em Teologia, pastor Líder da Igreja Batista da Cidade de São José dos Campos, autor de mais de 20 livros, palestrante sobre liderança
| Tempo de leitura: 3 min

Geralmente ninguém lida bem com as críticas, contudo quando mais visibilidade você tiver, mas irá ter que lidar com elas, Cito aqui a frase do escritor irlandês Oscar Wilde: "Nos melhores dias da arte não existiam os críticos de arte." A grande questão é como vamos lidar com elas? Como retirar o melhor de cada uma delas?

Normalmente lidamos mal com críticas, gostamos delas quando se referem aos outros. Geralmente temos a tendência de autoproteção e defesa, o que não é de tudo ruim, pois em muitos casos, as críticas são unilaterais e maldosas e podem nos paralisar. É muito comum ser criticado e elogiado pelas mesmas pessoas, depende da posição que você se encontra na vida, em algumas profissões isto é ainda mais evidente, como no caso dos técnicos esportivos, pessoas públicas, como líderes e celebridades. Veja por exemplo Jesus: no denominado “Domingo de Ramos” Jesus foi recebido pelos judeus de Jerusalém com mantos e palmas pelas ruas da cidade; na sexta-feira da mesma semana foi acusado, preso e condenado pelo mesmo povo que preferiu soltar o criminoso Barrabás em seu lugar. Assim, com relação à crítica, não podemos absolutamente generalizar, não devemos absorver tudo ou rejeitar tudo, precisamos refletir quando lidamos com este assunto. Você precisa tratar o assunto com sabedoria e prudência, até porque como disse o músico finlandês Jean Sibelius "Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico"

E quando as críticas chegarem? Quando você deve ignorar? Você precisa discernir a situação, porque lamentavelmente muitas críticas são motivadas por questões de inveja e maledicência pessoal.  Muitos críticos não são inteligentes, são pequenos e mesquinhos. Às vezes o crítico é um anônimo e só está querendo utilizar-se de sua visibilidade e liderança para ganhar alguns minutos de exposição pública, isto acontece muito na mídia e nas redes sociais.  Existem pessoas que usam da crítica para se chegar a outros; isto é: atacam seu opositor gratuitamente para agradar você. Muito cuidado! Estas pessoas não são de confiança, elas não têm convicções e sim más intenções.

Quando devemos dar atenção para as críticas? Quando são feitas por pessoas que amam você; geralmente da sua família ou de círculos pessoais de amizade. Quando feitas por pessoas de caráter e motivação verdadeira e podem ser que não sejam pessoas tão próximas, todavia tem integridade e imparcialidade, são pessoas reais, comprometidas com o bem comum e tem uma história de responsabilidade social.  Quando feitas por pessoas com liderança sobre sua vida: pais, líderes espirituais, professores, patrões, gente que não têm motivação de lhe destruir e sim o ajudar. Dê atenção e honre essas pessoas. Quando feitas por especialistas nas áreas onde você está errando. Você não sabe tudo e uma virtude realmente aliada em nossa vida é a humildade, precisamos de coração aprendiz para continuar crescendo.

Escolha a quem você vai dar ouvido em sua vida. O escritor norte-americano Rick Warren disse: “Eu não sei o segredo do sucesso, mas a do fracasso é tentar agradar a todas as pessoas.”  Uma boa crítica, madura, sábia e positiva, se torna um conselho, e assim nos abençoa, corrige e empodera. Uma crítica negativa, cheia de inveja e ressentimentos, pode ser uma marreta para destruir seu ânimo, paixão e te tirar do foco. Tenha sabedoria e paciência para ouvir, é como comer peixe um com espinhos, tenha atenção e cuidado, jogue fora os espinhos, mas não jogue a carne fora.

Comentários

Comentários