São José dos Campos foi a campeã nacional no “Intelligent Mobility Accelerator Program”, conhecido como o “Desafio de Descarbonização da Mobilidade”, proposto pela entidade britânica Connected Places Catapult, em parceria com a SAE Brasil– A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira e Wayra, com apoio do Consulado Britânico. O anúncio final das cidades classificadas entre as três primeiras veio neste mês de dezembro, e São José dos Campos foi a primeira colocada, ao lado das cidades de Sorocaba (2ª colocada) e Belo Horizonte (3ª colocada). O desafio é como fazer a primeira cidade inteligente do Brasil avançar nas questões de mobilidade, promovendo sua descarbonização e priorizando o bem-estar de sua população.
O projeto apresentado por S. José, liderado pelo INVOZ, denominou-se “Otimização do Ecossistema da Mobilidade Urbana, Integrando Modais e Utilizando Tecnologias Digitais”. A liderança do INVOZ teve o apoio da prefeitura de São José dos Campos e de outros parceiros importantes, entre os quais o Parque Tecnológico, Embraer ou ITA, por exemplo!
“A iniciativa de inscrever a proposta de São José dos Campos veio bem ao encontro da visão do INVOZ de ser reconhecido pela capacidade de identificar oportunidades e mobilizar recursos para gerar benefícios sociais”, explicou Luís Pasquotto, diretor de Empreendedorismo do INVOZ.
Essas cidades devem receber fundos destinados às suas propostas, além da mentoria da Catapult, Wayra e SAE BRASIL, que trarão especialistas britânicos e convocarão startups e ICT’s para o refinamento e desenvolvimento de suas soluções.