FEED

Allef Almeida faz sucesso na web dando dicas sobre carros e alerta para novos golpes

O empresário é um dos líderes da área e diz que tentativas de venda fácil é o erro que faz mais vítimas

Por Felipe Reis | 02/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

O empresário Allef Alemeida, conhecido como Allef dos Gêmeos dá dicas para evitar cair em golpes
O empresário Allef Alemeida, conhecido como Allef dos Gêmeos dá dicas para evitar cair em golpes

O empresário Allef Almeida, conhecido nas redes sociais como Allef dos Gêmeosé o principal nome da web quando o assunto são dicas sobre veículos automotores. Além de dar dicas de compras e falar sobre veículos de luxo, sucesso entre os famosos, o empreendedor tem alertado sobre os novos golpes de carros. Referência entre seus mais de 1,2 milhão de seguidores, só no Instagram, o influenciador chama atenção para o que tem acontecido.

Quando um anúncio de algum produto ou serviço te chama a atenção pelo preço, das duas, uma: ou algo está errado ou o bem de consumo não é lá essa coisa toda que está sendo anunciada. Mas também tem uma terceira possibilidade, que fica cada vez mais comum com a expansão da internet na sociedade: o de esse item nem existir. É o que tem crescido, de forma avassaladora, entre ofertas de carros, motos e outros veículos.

“Os golpes virtuais ficam cada vez mais comuns, mais sofisticados e com armadilhas mais difíceis de serem identificadas. No ramo dos carros, não é diferente. Não é nem segredo mais que há cada dia mais tipos desses golpes pelo Instagram, Facebook, Twitter. Até em sites de venda profissional isso acontece. Ou seja, a população precisa ter dois pés atrás quando vai fechar um negócio à distância”, explica Allef dos Gêmeos.

Segundo ele, no mundo dos veículos e automotores o mais comum é que um anúncio fake seja forjado. Para isso, fotos de carros aleatórias são tiradas da internet e têm até meta dados (como se fosse uma descrição que toda imagem possui de forma “oculta”) são adulterados para driblar ferramentas digitais de fiscalização.

“Os bandidos usam desses artifícios e de todas as outras formas para enganar os consumidores. Muitas vezes, a pessoa até faz uma pesquisa rápida, dá uma olhada, mas acredita na história”, lamenta. Recentemente, golpistas têm usado anúncios fakes para vender esses carros e motos com preço abaixo do de mercado, pedem um adiantamento relativamente baixo (que varia entre R$ 1 mil e R$ 5 mil) e depois somem do mapa.

“Os criminosos se aproveitam da credibilidade da plataforma em que estão inseridos ou pela crença da pessoa e usam disso para arrancar informações pessoais, dados bancários e até o dinheiro, propriamente dito, para não só usarem isso no momento do golpe, mas também depois dele. Já vi casos de pessoas que sofrem esse golpe e depois ainda têm cartão clonado, conta invadida, redes sociais hackeadas…”, reitera.

Para o empreendedor e influencer, o ideal é sempre fazer uma vasta pesquisa antes e, sempre que possível, fazer chamadas por vídeo ou ir até o vendedor para comprovar a veracidade da situação. “Às vezes até na chamada de vídeo a questão falha, porque o produto de fato existe, mas não está à venda e a pessoa fica se mudando de região para ‘nunca’ ser encontrada. Mas ir até o local, verificar documentação, pedir garantias são algumas das melhores saídas para driblar os golpes virtuais”, finaliza.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.