Uma startup instalada no CIEJ (Centro de Inovação e Empreendedorismo) de Jacareí desenvolveu um plástico 100% biodegradável a partir de material orgânico. Com aporte de mais de R$ 2 milhões de investidores, a empresa fez parte da "Inova Jacareí", incubadora da prefeitura.
O plástico biodegradável da Bioreset é produzido a partir de um processo patenteado que coloca bactérias para fermentar resíduos industriais orgânicos, produzindo o bioplástico. Ou seja, é como se as bactérias “consumissem” os descartes da indústria de bebidas ou alimentos e devolvessem nesse processo o material orgânico que é transformado no bioplástico.
O diferencial dessa tecnologia é que o bioplástico resultante dessa fermentação microbiana é um plástico que se desfaz completamente quando em contato com o meio ambiente.
"Ele pode ser reutilizado tanto por meio da reciclagem, transformando-se em novos produtos bioplásticos, quanto descartado diretamente em aterros sanitários, onde se decompõe totalmente em cerca de 6 a 12 meses", explica Fernando Piovesana, CEO e fundador da Bioreset
Atualmente, existem apenas cerca de 12 empresas que produzem polímeros biodegradáveis como o que está sendo desenvolvido pela Bioreset, e todas elas se concentram nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o que faz da startup uma pioneira na América Latina.
PRODUÇÃO
A Bioreset montou uma fábrica piloto que já produziu as primeiras amostras para testes no mercado, em parceria com grandes empresas, e se prepara para implantar uma fábrica com capacidade produtiva de mais de 100 toneladas de pellets do bioplástico orgânico, a partir do próximo ano.