Motoristas que utilizam as rodovias concedidas do estado de São Paulo pagarão mais caro nos pedágios a partir da 0h de 1º de julho. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e, na maioria das concessionárias, corresponde à variação acumulada do IPCA entre maio de 2024 e maio de 2025, de 5,32%. Na Rodovia dos Tamoios, o índice aplicado é de 5,37%.
Leia também: Pedágio comum será trocado por free flow na Anchieta-Imigrantes
Os novos valores valem para as rodovias das primeiras e segundas fases do Programa de Concessões, além do Rodoanel Oeste, SPMar e Tamoios. No caso da Entrevias, as tarifas passam a vigorar a partir de 6 de julho.
Entre as rodovias afetadas pelo reajuste estão os sistemas Anhanguera-Bandeirantes, Anchieta-Imigrantes, Ayrton Senna-Carvalho Pinto, Rodoanel Oeste e Tamoios. Segundo a Artesp, os valores seguem as regras previstas nos contratos de concessão e também consideram medidas adotadas pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) para reequilibrar financeiramente alguns contratos.
Principais reajustes
| Rodovia (praça principal) | Valor atual | A partir de 1º de julho |
|---|---|---|
| Anhanguera/Bandeirantes (AutoBan) | R$ 13,50 | R$ 14,20 |
| Anchieta-Imigrantes (Ecovias) | R$ 36,80 | R$ 38,80 |
| Ayrton Senna/Carvalho Pinto (Ecopistas) | R$ 5,10 | R$ 5,40 |
| Rodoanel Oeste | R$ 3,50 | R$ 3,70 |
| Rodovia dos Tamoios | R$ 5,40 | R$ 5,70 |
Os valores variam conforme a praça de pedágio e o trecho utilizado.
A Artesp informou que as tabelas completas com todas as praças e tarifas serão disponibilizadas nos canais oficiais da agência e das concessionárias.