Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa nordeste do Japão na noite desta segunda-feira (6), horário local, e levou à emissão de um alerta de tsunami para diversas regiões do país. O tremor foi registradoo a cerca de 70 quilômetros da costa, a uma profundidade aproximada de 53 quilômetros, segundo autoridades meteorológicas.
Leia mais: VÍDEO mostra tsunami que acompanhou terremoto no Japão e Rússia
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, ondas de até 3 metros podem atingir áreas costeiras das províncias de Iwate, Aomori e partes de Hokkaido. Em Aomori, já foi registrada uma elevação do nível do mar de cerca de 40 centímetros.
O tremor também foi sentido em Tóquio, onde durou mais de 30 segundos. A primeira-ministra Sanae Takaichi afirmou que o governo está mobilizado para avaliar danos e coordenar ações de emergência, priorizando a preservação de vidas.
O Japão está localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, região de forte atividade sísmica. O país já enfrentou grandes desastres do tipo, como o terremoto de 2011 que provocou um tsunami de grandes proporções.
*Com informações da CNN
???? BREAKING UPDATE:
— ???????????????????????????????????????? ???????? (@No_FilterHindu) December 8, 2025
A powerful 7.6-magnitude earthquake has struck off the northern coast of Japan, triggering a tsunami alert for Hokkaido, Aomori and Iwate.
Praying for everyone’s safety.
Stay strong Japan. Stay safe. ????????????#Japan #earthquake #Tsunami pic.twitter.com/3PfeS87PM0