DISPUTA POLÍTICA

7 de Setembro tem atos da direita e da esquerda em todo o país

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/@andersonfariassjc/Instagram
Brasil celebra 203 anos de independência.
Brasil celebra 203 anos de independência.

Enquanto Brasília recebe o tradicional desfile cívico-militar com a presença de Lula, manifestações de direita e de esquerda tomam conta das ruas neste 7 de Setembro, data que marca os 203 anos da Independência do Brasil.

Leia mais: Lula fala em 'traidores da pátria' e reage a pressões externas

Puxados pelo pastor Silas Malafaia e pelo PL, os atos da direita se espalham por todos os estados com estratégia de visibilidade máxima em pontos como a Avenida Paulista, em São Paulo, a praia de Copacabana, no Rio, e o Farol da Barra, em Salvador.

Do outro lado, movimentos sociais apoiados pelo PT ocupam praças históricas e simbólicas, como a Praça da Sé (SP), o Parque da Redenção (RS) e o Campo Grande (BA).

A capital federal é o ponto mais sensível: desfile, ato da direita e manifestação da esquerda são realizados praticamente lado a lado. Enquanto apoiadores de Bolsonaro se concentram no Estacionamento Ibero-Americano, os grupos ligados à esquerda marcham na Praça Zumbi dos Palmares, a apenas 1,5 km de distância.

Conflitos de agenda e proximidade também se repetem em Salvador,Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre, onde atos ocorrem em horários parecidos e separados por poucos quilômetros.

Para evitar choques, a segurança foi reforçada em todas as capitais, com bloqueios de trânsito, monitoramento por drones e presença ostensiva da Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil.

*Com informações do Metrópoles

Comentários

Comentários