ESTIAGEM

Piracicaba entra em alerta vermelho para risco de incêndios

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP
A umidade abaixo de 30% aumenta muito o risco de incêndios
A umidade abaixo de 30% aumenta muito o risco de incêndios

Piracicaba está entre as cidades paulistas classificadas na zona vermelha de risco para incêndios florestais, segundo alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A situação se agrava nos próximos dias, especialmente na quinta (17) e na sexta-feira (18), quando a combinação de baixa umidade do ar, altas temperaturas e tempo seco deve aumentar significativamente as chances de queimadas em praticamente todo o território estadual.

De acordo com a previsão oficial, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, atingindo níveis críticos. Isso coloca áreas urbanas e rurais sob risco elevado, exigindo atenção redobrada da população para evitar atitudes que possam iniciar focos de incêndio.

Saiba mais:

“A umidade abaixo de 30% aumenta muito o risco de incêndios, principalmente os florestais. Por isso, pedimos à população que não jogue bitucas de cigarro em vias públicas, não queime lixo, evite o uso de fogo para limpeza de terrenos e jamais solte balões, que é crime ambiental”, alertou o tenente-coronel Araújo Monteiro, coordenador estadual da Defesa Civil.

A previsão indica que a partir de sábado (19) uma frente fria pode amenizar o cenário na faixa leste do estado, mas o interior — incluindo Piracicaba — continuará em estado de atenção. O alerta se intensifica novamente na segunda-feira (21), com risco ainda maior para o extremo norte do estado, que pode entrar em estado de emergência.
Desde o dia 1º de junho, o Governo de São Paulo colocou em prática a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, com novas ferramentas de monitoramento e resposta rápida. Uma delas é a Sala SP Sem Fogo, que acompanha os focos de incêndio em tempo real e emite boletins diários com previsões para ajudar na tomada de decisões.

Além disso, neste ano a Defesa Civil estadual passou a utilizar a tecnologia cell broadcast, capaz de enviar alertas diretamente aos celulares das pessoas em regiões sob risco extremo, quando a umidade cair abaixo de 12% ou surgirem focos de incêndio próximos a áreas habitadas.

“A Operação SP Sem Fogo é uma ação integrada entre Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais, que atua na prevenção, monitoramento e resposta emergencial a incêndios”, destacou o tenente-coronel Monteiro.

Comentários

Comentários