A Casa Apis, central de cooperativas do Piauí, anunciou o cancelamento de uma exportação de 95 toneladas de mel orgânico para os Estados Unidos. A suspensão veio após o anúncio do “tarifaço” de Donald Trump, uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros que entra em vigor no dia 1º de agosto.
Leia mais: Veja quais estados serão mais afetados por tarifa de Trump
Segundo o presidente da Casa Apis, informou ao G1, o comprador americano, parceiro de longa data, suspendeu os embarques por temer que a carga chegue aos EUA já sob as novas regras. O impacto é imediato: cinco contêineres estão parados no Porto do Pecém, no Ceará, com despacho aduaneiro concluído, mas sem navio para levá-los.
Além disso, outra remessa que sairia na segunda-feira (14) também foi suspensa. Só neste ano, a cooperativa já entregou mil toneladas e esperava dobrar o volume até dezembro - meta agora comprometida.
Com os EUA absorvendo 80% da produção brasileira de mel, especialmente o orgânico do Nordeste, a medida ameaça toda uma cadeia produtiva baseada na agricultura familiar.
O Brasil, maior exportador mundial de mel orgânico, pode agora amargar prejuízos logísticos, financeiros e sociais, especialmente no Piauí, estado líder em exportações do produto.
*Com informaçõoes do G1