
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite deste sábado (21) que o país executou ataques aéreos contra três centros nucleares iranianos. Segundo ele, os alvos incluíram as instalações de Fordow, Natanz e Isfahan: a primeira delas era o principal foco da ofensiva.
Leia mais: Trump vai decidir se ataca ou não o Irã em até duas semanas
Em mensagem publicada na plataforma Truth Social, Trump afirmou que todas as aeronaves já haviam deixado o espaço aéreo iraniano e retornavam em segurança. "Um carregamento completo de bombas foi lançado sobre Fordow", disse.
Trump deve se pronunciar oficialmente às 22h (horário de Brasília), em discurso que será transmitido pela emissora CBS News.
A ação representa a primeira intervenção militar direta dos EUA no conflito entre Israel e Irã, iniciado mais de uma semana atrás. Desde então, Tel Aviv vinha conduzindo uma série de ataques com o objetivo de desarticular as defesas aéreas iranianas e danificar sua infraestrutura nuclear.
De acordo com autoridades americanas e israelenses, apenas os Estados Unidos dispõem do armamento necessário para atingir profundamente estruturas como Fordow, localizada em um bunker a grande profundidade. Para essa missão, foi utilizada a bomba penetradora GBU-57, também conhecida como Massive Ordnance Penetrator (MOP), com 13 toneladas, que exige o uso de bombardeiros B-2, aeronaves furtivas exclusivas da Força Aérea americana.
Ainda durante o sábado, fontes militares já haviam confirmado que aviões B-2 haviam decolado da Base Aérea de Whiteman, no estado do Missouri, em direção à ilha de Guam, no Pacífico.
O Irã, que já havia alertado sobre possíveis retaliações caso os Estados Unidos apoiassem militarmente Israel, ainda não se pronunciou sobre o bombardeio. A escalada amplia a tensão regional e contrasta com o discurso adotado por Trump em sua campanha à reeleição, quando prometia manter o país longe de novos conflitos militares.
*Com informações da CBS
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 21, 2025
Comentários
2 Comentários
-
Belchior De Melo Santos 22/06/2025Então, o povo norte-americano fazendo merda assim como fez aqui no Brasil elegendo um psicopata assassinato que agora coloca todos os cidadãos do seu país e cidadãos do mundo em perigo! O mundo já acabou mesmo! Só DEUS para nos proteger desses líderes malucos que só fodem com tudo,acabando com vidas inocentes e trazendo o terror e o caos ao mundo já em tribulação!
-
Joel de oliveira 21/06/2025O louco meu a guerra virou briga de elefante com formiguinha.