
Em ação articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, da Prefeitura de Jundiaí, costureiras da região do Novo Horizonte trabalharam na estrutura da Casa da Fonte e tiveram a remuneração feita por empresa parceira no enfrentamento à pandemia.
"É muito gratificante saber que o meu trabalho está ajudando os profissionais da Saúde, que estão diariamente lidando com esse vírus. É uma sensação muito boa. Os aventais eram muito fáceis de costurar", conta Antonina Verônica Therezinha, 61 anos.
Os aventais estão em uso nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Sentinelas (USs). De acordo com a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Dayane Martins, os equipamentos são essenciais na área de saúde.
"Os equipamentos de proteção individual são essenciais para a proteção aos servidores da saúde e aos pacientes. A qualidade do material recebido é excelente".
A Casa da Fonte cedeu, entre agosto e dezembro, o espaço de sua oficina de costura e ajudou a viabilizar a remuneração dos cinco moradores, que fizeram cadastro como MEI (Microempreendedora Individual), a partir da contribuição da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que doou o serviço de costura dos 15 mil aventais à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O TNT, que foi doado pela mesma empresa ao Município, recebeu, anteriormente, o serviço de corte da empresa Liz.
BONS FRUTOS
Ao todo, o grupo de costureiras moradoras do Jardim Novo Horizonte, produziu 15 mil aventais, que já estão em uso pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Unidades Sentinela para o suporte nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da equipe da linha de frente do atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
O professor de corte e costura e operação de máquinas industriais da Casa da Fonte, Antonio da Silva Lima, esta ação uniu o útil e o agradável. "Os aventais podem ajudar as costureira e ganhar sua renda, além do prazer de poder ajudar nessa empreitada", avalia.
PARCEIROS
O gestor Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a união de esforços faz a diferença para a cidade. "A construção positiva alcançada é exemplo para muitos projetos", salienta.
(Da Redação)