PARQUES PAULISTAS

Luiz Fernando lidera projeto para expansão de polos gastronômicos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Luiz Fernando Machado quer fomentar gastronomia nos parques municipais
Luiz Fernando Machado quer fomentar gastronomia nos parques municipais

A ampliação dos polos gastronômicos em parques municipais da capital paulista tem como articulador o secretário de Desestatização e Parcerias e ex-prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. A proposta, colocada em consulta pública até 2 de março, prevê a implantação de 46 pontos de exploração gastronômica em 31 parques da cidade, por meio de Termos de Permissão de Uso (TPU) com duração de 5 a 10 anos. O exemplo da capital se assemelha a políticas aplicadas em Jundiaí, como os pontos de vendas de frutas e à Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (Fens).

À frente da política de parcerias da capital, Luiz Fernando tem defendido um modelo que combina uso qualificado do espaço público com estímulo ao empreendedorismo. “Nos parques de São Paulo, serão espaços delimitados para que o empreendedor possa explorar sua atividade, gerar renda e qualificar o ambiente”, afirma. A iniciativa busca transformar áreas subutilizadas em pontos organizados de venda de alimentos, como quiosques e estruturas fixas, ampliando serviços ao frequentador e oportunidades ao comércio local. 

Em Jundiaí, pontos de vendas de frutas aprovados pelo município, em terminais de ônibus, praças e até no Mundo das Crianças, promovem renda para produtores rurais e aproxima o consumidor de alimentação fresca e saudável. A Fens, iniciativa criada em 2022, durante a gestão de Luiz Fernando em Jundiaí, é vitrine para pequenos empreendedores da área gastronômica, alavancando vendas não somente durante o evento, como pós. 

Segundo o secretário, a vocação dos polos será direcionada a empreendedores da própria região. “Queremos fomentar quem já vive da gastronomia e enxerga nesses espaços uma alternativa concreta de renda”, destacou.

Outro objetivo é aumentar a frequência nos parques, garantindo conforto aos frequentadores, sem comprometer a função original dos equipamentos nem o meio ambiente

A audiência pública será realizada por videoconferência no dia 25 de fevereiro, com informações no site da Secretaria (https://prefeitura.sp.gov.br/web/desestatizacao_projetos). Após a etapa participativa, o edital de seleção deve ser publicado, marcando mais uma frente liderada por Luiz Fernando na agenda de parcerias e ativação econômica da cidade.

Comentários

Comentários