OPINIÃO

O que me espanta é o espanto das pessoas


| Tempo de leitura: 4 min

Estou falando sobre o espanto das pessoas em relação à postura do atual presidente americano, ao atacar o mundo, e, em particular, o Brasil.

Essa postura do Trump está jogando no lixo a Constituição Americana, o Judiciário e o Parlamento Americano, e, de resto, o Povo Americano.

É a decadência do Império Americano,embora os EUA, na minha opinião, pela conduta histórica, não podem ser recomendados como um país que é dono dos melhores exemplos ao mundo.

É quase impossível definir ou precisar o número exato de golpes de estado, deintervenções militares e de ocupações militares patrocinados pelos Estados Unidos da América (EUA). A isso, somam-se todas as práticas de desrespeito aos direitos humanos, de tortura, de sequestros, de assassinatos, dentre outras.

O que os EUA estão fazendo com o mundo, neste momento, não é nada de novo, pois, desde 1798 até hoje, essa tem sido a sua prática. E lá se vão 227 anos. Ao longo desse tempo todo, entre golpes de Estado, intervenções militares, desembarque de tropas, apoios a grupos terroristas, ditaduras, anexação de territórios e instalação de bases militares mundo afora, os Estados Unidos promoveram 187 ações, o que dá, em média, uma intervenção a cada um ano e dois meses.

Atônito o mundo assiste a tudo, tomado de perplexidade, de pânico. Pergunto: por que o espanto?
Para falarmos de todos os golpes de Estado, intervenções militares, invasões, anexação de território, apoio a grupos terroristas, assassinatos, torturas, desembarques de tropas teríamos de usar todas as páginas do JJ que, em média, tem oito páginas por edição.

Vamos apresentar aqui, neste espaço, os principais atos de verdadeiro terrorismo praticados pelos EUA:

América do Norte / Central
•    Invasão do México, ente 1846 a 1848.
•    Invasão de Cuba, em 1898 a1961
•    Tomada do Panamá, em 1903
•    Intervenção militar na Nicarágua, de 1909 a 1933
•    Intervenção militar noHaiti, de 1915a1934
•    Intervenção militar e política – México, de1916 a 1917
•    Intervenção militar na Guatemala, em 1954
•    Intervenção militar –na República Dominicana, em 1965
•    Intervenção militar – Granada, em 1983

Tais intervenções sempre são explicadas: é a busca de garantir os interesses econômicos, estratégicos e políticos dos americanos, como sempre, apoiando golpes de estado, invasões diretas e apoio a ditaduras.

Além das intervenções militares no Oriente Médio, os EUA mantêm bases militares em pelo menos 19 países, dentre eles: Bahrein, Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Kwait, Catar, Arábia Saudita, Síria e Emirados Árabes Unidos.

No Afeganistão, a relação com os EUA passou por vários momentos. Após o 11 de setembro, a invasão no Afeganistão, com o apoio dos aliados, foi para desmantelar a Al-Qaeda.A invasão não deu certo e as tropas americanas começaram a deixar o Afeganistão no primeiro governo Trump e continuou no governo Biden. O resultado foi a retomada do poder pelo Talibã. A intervenção americana foi um verdadeiro fracasso.

Ainda, houve invasões americanas no Iraque entre 1991 a 2003 - a pretexto de que o Iraque produzia armas químicas, o que se constatou ser uma grande farsa montada pelos EUA, da mesma forma, invadiu a Síria em 2014.

Não posso deixar de mencionar também a invasão americana ao Vietnã, ocorrida entre 1955 a 1973, resultando na maior derrota da história dos Estados Unidos.

Na África, os EUA invadiram a Líbia, na primeira vez, em 1986, por meio de ataque aéreo, e a segunda,em 2011, com intervenção militar. A Somália foi invadida pelos EUA,por diversas vezes. A maior intervenção foi em 1992, quando a ONU autorizou tal operação, não é nenhuma santa também.

Golpes de Estado mais conhecidos por nós, na América do Sul, apoiados pelos EUA:

•    Brasil - 1964.O golpe contou com apoios estratégico, logístico, militar e político dos EUA, até torturadores os americanos mandaram para o Brasil. O Doi-Codi (Departamento deOperações de Informações - Centro de Operações de DefesaInterna) foi um órgãosubordinado ao Exército – aparelho de tortura montadoe ocupado por torturadores americanos, dentre outros.
•    Chile – 1973. Golpe de Estado apoiado pelos americanos, derrubaram o governo democrático de Salvador Allende, que foi assassinado por militares durante o golpe. A ditadura como sempre fala em suicídio.
•    Argentina-1976. Golpe de Estado derrubando Isabel Peron apoiado pelos Americanos.
Grupos terroristas apoiados pelos EUA:
•    Mujahideen - no Afeganistão - 1980 –incluindo Osama bin Laden - depois líder da AL Qaeda,que por fim, derrubou as Torres Gêmeas em Manhattan.Osama bin Laden foi treinado pelos americanos.
•    Contras na Nicarágua - 1980
•    Exército Sírio - 2011- apoiado pelos EUA contra o governo de Assad.
•    AL Qaeda na Líbia - 2011.
•    Fulgêncio Batista- Cuba- 1952 a 1959-Fulgêncio Batista, ditador cubano,apoiado pelos EUA, foi derrubado por Fidel Castro, outro ditador.
•    Augusto Pinochet- Chile- 1973 a 1990, ditador apoiado pelos EUA.
•    Anastasio Somoza - Nicarágua - 1936 a 1979–apoiado após o golpe contra Mossadgh.
•    Arábia Saudita,atualmente uma Monarquia autoritária – maior aliado nos EUA, no Oriente Médio.

Oswaldo Fernandes foi secretário da Educação em Jundiaí

Comentários

Comentários