Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Jundiaí e Itatiba faturaram nove medalhas de ouro, 25 de prata e 45 de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF). Em todo o estado, foram 12 medalhas de ouro entre Etecs, o que mostra que entre Itatiba (8) e Jundiaí (1) há três quartos do total de São Paulo.
Entre os destaques está Nayara Cristina Oliveira de Souza, de 18 anos, aluna da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba. A matemática financeira começou como um desafio acadêmico e transformou-se em uma paixão para a estudante. Medalhista de bronze no ano passado na OBMF, a jovem agora subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro na oitava edição do concurso. A estudante é um dos destaques das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) na competição. Ao todo, alunos de 19 Etecs faturaram 114 medalhas, sendo 12 de ouro, 39 de prata e 63 de bronze. Além disso, foram obtidas 218 menções honrosas.
Na terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Automação Industrial, Nayara é veterana em olimpíadas de conhecimento. Entre outros prêmios, já ganhou medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e na Olimpíada Brasileira do Saber. Apaixonada por matemática avançada, a jovem enxerga na OBMF uma oportunidade de colher os frutos de anos de estudo. “É uma forma de mostrar a evolução de todo o nosso esforço. O aprendizado está na capacidade de superação a cada prova”, afirma.
Nayara conta que a preparação inclui simulados, exercícios práticos e o apoio fundamental da professora de matemática Aline Nagatomo, que sempre incentiva os estudantes da Etec a participar de competições educacionais. “Os alunos aplicam a matemática em situações reais e desenvolvem raciocínio lógico, autoconfiança e capacidade de resolver problemas. Essas experiências ampliam a formação integral, unindo conhecimento acadêmico a competências socioemocionais essenciais para a vida profissional”, ressalta a professora da unidade, que somou 8 medalhas de ouro, 16 de prata e 31 de bronze.
Conhecimento técnico como diferencial
Para João Augusto Marini, aluno do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec Vasco Antônio Venchiarutti, de Jundiaí, também contemplado com a medalha de ouro, a matemática ganha sentido quando aplicada à lógica de programação e à resolução de desafios reais. “O curso técnico integrado oferece conceitos mais amplos para a compreensão de disciplinas básicas, transformando fórmulas e equações em ferramentas úteis, tanto no desenvolvimento de software quanto em situações do cotidiano.”