A PARTIR DE AMANHÃ

Linha 7-Rubi passa a ter a Barra Funda como terminal nesta quinta

Por Redação | Governo do Estado de São Paulo
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Divulgação / Governo de SP
A estação Palmeiras-Barra Funda passa a ser terminal para as linhas 7 e 10, que antes eram interligadas
A estação Palmeiras-Barra Funda passa a ser terminal para as linhas 7 e 10, que antes eram interligadas

Quem usa o trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) partindo de Jundiaí ou da região deve se atentar à mudança que começa amanhã (28): a Linha 7-Rubi passará a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como terminal. A linha não segue mais até a Luz e também não terá mais a interligação com a Linha 10-Turquesa, até Rio Grande da Serra. Para quem precisa seguir viagem, será necessária a baldeação na estação da Barra Funda para a lInha 10-Turquesa, que também terá o local como terminal.

A partir desta quinta, a transferência entre as duas linhas acontecerá no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6. A alteração nas linhas 7 e 10 dá continuidade às mudanças iniciadas na segunda-feira (25), quando a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda iniciou em dias úteis. O novo trajeto da Linha 11 funcionará diariamente em todo o horário comercial (4h às 24h).

Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto da CPTM, o terminal integra também a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos.

Os passageiros receberão orientação por avisos sonoros em todos os trens e todas as estações. Os colaboradores da estação Palmeiras Barra-Funda também vão auxiliar os passageiros durante os deslocamentos.

Concessão

A partir desta quinta, também inicia-se a operação supervisionada, quando a TIC Trens passa a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).

No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.

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