DECISÃO DO PAULISTA

Jogadoras são pegas de surpresa com ausência no Paulistão sub-17

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO/ Taça Cidade SP
Esse foi o segundo ano consecutivo que o time declinou em participar do Paulistão sub-17
Esse foi o segundo ano consecutivo que o time declinou em participar do Paulistão sub-17

A ausência da equipe sub-17 feminina do Galo no Campeonato Paulista deste ano pegou as atletas e a comissão técnica da equipe jundiaiense de surpresa. A decisão do clube em não disputar a competição pelo segundo ano consecutivo não foi informada ao elenco, comissão técnica e nem à Prefeitura de Jundiaí - que arcaria com as despesas (alimentação e transporte) do time.

As atletas só ficaram sabendo que não foram inscritas na competição por meio das redes sociais da Federação Paulista de Futebol (FPF), quando a entidade publicou a divisão dos grupos e o Paulista não constava em nenhuma chave. “Nós [comissão técnica e elenco] fomos pegas de surpresa. Durante um período eu fiquei um pouco afastada, por conta de uma cirurgia na perna, e as meninas viram pelo Instagram que havia saído os grupos do Campeonato Paulista, e foi isso. Nós, como comissão técnica, e as atletas, estávamos prontas para participar, mas o clube não inscreveu a equipe”, explicou a treinadora do Paulista feminino, Tatisa Zonaro.

Esse foi o segundo ano consecutivo que o time declinou em participar do Campeonato Paulista Sub-17. Já no sub-15, o clube disputou a competição da FPF nesses três anos da parceria com a Prefeitura de Jundiaí.

Neste ano, o sub-17 está disputando a Paulista Cup, onde avançou às quartas de final.

O QUE DIZ O CLUBE

O Paulista se pronunciou, por meio de nota oficial, sobre o ocorrido e esclareceu a ausência na competição. Segundo o clube, a participação no Campeonato Paulista Sub-17 era uma possibilidade, mas não era uma garantia desde o início da temporada, como dito em maio deste ano, durante o evento de lançamento dos novos uniformes. “Recentemente, alguns veículos de comunicação noticiaram insatisfação de pais e atletas pelo fato de o clube não ter sido inscrito no Campeonato Paulista Sub-17 da Federação Paulista de Futebol. Respeitamos e entendemos o desejo de todos em participar de grandes competições. No entanto, reforçamos que o Paulista, com 116 anos de história, não participa de campeonatos sem a preparação adequada. Durante a temporada, a treinadora responsável, professora Tatisa Zonaro, precisou se afastar temporariamente por licença médica, o que inviabilizou a preparação necessária para a disputa da competição. Por isso, optamos por não inscrever a equipe sub-17 no campeonato da FPF, preservando a seriedade e a imagem do trabalho desenvolvido”.

O clube também salientou que, atualmente, o único campo que pode receber jogos da FPF em Jundiaí é o Estádio Dr. Jayme Cintra, o que poderia gerar conflitos de agenda e desgaste excessivo do gramado. “Nenhum centro esportivo municipal atende às exigências mínimas da FPF. Isso gera conflitos de agenda e desgaste excessivo do gramado, que não suporta o volume de jogos, já que todas as categorias — masculinas e femininas, de base e profissional — dependem do mesmo espaço”, completou.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

ORÇAMENTO

A Prefeitura de Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (Ugel), informou que, no orçamento de 2025, já estava previsto o custeio com a alimentação e o transporte das atletas para os jogos. A Ugel esclarece ainda que não foi informada previamente pelo Paulista FC sobre a decisão de não inscrever a equipe, assim como a comissão técnica e as próprias atletas também não receberam comunicação oficial por parte do clube.

Comentários

Comentários