O educador físico Maurício Marques, de 47 anos, morador de Louveira, está de volta à elite do powerlifting. Após enfrentar uma trombose na perna direita em setembro de 2024, o atleta se recuperou, retomou os treinos e garantiu classifi cação para o Mundial da modalidade, que será disputado em outubro deste ano, em Balneário Camboriú (SC).
“O diagnóstico me tirou do Mundial do ano passado, que foi realizado na Eslováquia, quando já estava fi nalizando minha preparação. Fui liberado pelo médico um mês antes da classifi cação para o deste ano, que seria no Brasil. Depois de um ano parado só realizando o tratamento, a sensação de conquistar mais uma vaga foi incrível, ainda mais com apenas 40 dias de preparação. Muito bom poder estar de volta”, disse o louveirense.
A preparação ofi cial para o Mundial começa na próxima segunda-feira, segundo Marques. As metas são ousadas: agachamento com 315 kg, supino com 190 kg e levantamento terra com 270 kg.
Em 2023, Maurício conquistou o segundo lugar no Mundial da Hungria. Ele compete em torneios de alta performance desde 2019 e já acumula seis títulos paulistas e seis brasileiros.
Trajetória
Maurício começou a carreira no powerlifting em 2018 e sequer imaginava que conseguiria competir com atletas do mundo inteiro.
A trajetória do louveirense é curiosa, já que ele nunca pensava em ingressar na modalidade e tudo
aconteceu de forma inesperada. “Eu entrei na academia só porque queria emagrecer e nunca tinha passado pela minha cabeça virar atleta profissional. Um dia vi um anúncio sobre uma competição de levantamento de peso e me inscrevi, porque eu queria ganhar a camisa que eles entregavam aos participantes. Eu estava lá só para acompanhar a competição, mas acabei conhecendo o atual campeão brasileiro da modalidade e nós conversamos. Ele me apresentou o esporte, os movimentos, e me motivou a começar a treinar”, relembra.
Maurício começou treinando sozinho. A partir de 2019, passou a ser orientado pelo treinador Dione Teodoro e iniciou sua trajetória vitoriosa, representando Louveira nos principais torneios do país e, posteriormente, do mundo. Agora, o atleta de Louveira vai em busca da sua inédita medalha de ouro no Mundial.
A modalidade
O powerlifting é um esporte de força em que os atletas têm três chances de levantar o máximo peso possível em três movimentos: agachamento, supino e levantamento terra. A melhor tentativa de cada movimento é somada, e o atleta com maior total vence.
Diferente do halterofilismo (modalidade olímpica que exige levantar os pesos acima da cabeça), no powerlifting os movimentos são realizados até a altura do pescoço.