Um ano após a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), familiares das vítimas inauguraram neste sábado (9), no município, um memorial em homenagem aos passageiros e tripulantes que estavam a bordo do Voo 2283. Também foi realizado um ato ecumênico e o plantio de árvores em respeito às 62 vítimas do acidente.
A homenagem, realizada em uma igreja no bairro Mirante, foi organizada pela Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 2283. Em nota, a Prefeitura de Vinhedo expressou solidariedade às famílias e reafirmou o respeito e a lembrança de cada vítima. A administração também destacou o trabalho dos profissionais envolvidos nas operações de resgate e acolhimento, que incluíram apoio psicológico à comunidade, limpeza e reparos em residências, fornecimento de produtos de higiene, água e abrigo para familiares.
Durante a celebração, familiares de vítimas fizeram discursos e leram cartas em memória dos entes queridos.

Tragédia causou a morte de todas as 62 pessoas a bordo: 58 passageiros e quatro tripulantes
Além de familiares e amigos, o evento contou com autoridades envolvidas na apuração das causas do maior acidente aéreo do Brasil desde 2007. A aeronave ATR 72 500 da Voepass/Latam caiu às 13h22 de 9 de agosto de 2024 no condomínio de casas Residencial Recanto Florido, em Vinhedo, causando a morte de todas as 62 pessoas a bordo: 58 passageiros e quatro tripulantes.