SAÚDE

HSV esclarece óbito de idoso em PA Central


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada para conter a situação
A Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada para conter a situação

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) esclarece que não procede a informação de que o paciente idoso tenha permanecido por horas sem assistência.

Na quarta-feira (06), às 13h45, o paciente deu entrada no Pronto Atendimento Central (PAC), foi classificado por triagem conforme o Protocolo de Manchester e, dentro do tempo preconizado para sua classificação, recebeu atendimento médico às 14h25. Na ocasião, foram realizados eletrocardiograma e exames laboratoriais. O paciente foi medicado, reavaliado e recebeu alta.

Na quinta-feira (07), retornou à unidade, sendo novamente atendido dentro do tempo recomendado pelo Protocolo de Manchester. A triagem foi realizada das 16h48 às 17h08 e o primeiro atendimento médico ocorreu das 17h34 às 18h01. Foram realizados exames de imagem, laboratoriais e medicação.

Às 21h20, apresentou súbita deterioração clínica e foi imediatamente transferido para a sala de emergência. Nesse momento, familiares que acompanhavam o paciente tentaram acessar o local sem autorização e foram orientados a se retirar. Apesar de todos os esforços das equipes assistenciais, infelizmente o paciente evoluiu a óbito.

De forma simultânea, outra paciente da mesma unidade sofreu um desmaio ao tentar se levantar para ir ao banheiro. Ela foi prontamente encaminhada à sala de emergência e recebeu toda a assistência necessária. Os familiares do primeiro paciente, já exaltados, ao presenciarem o episódio, iniciaram filmagens e provocaram tumulto no ambiente. A Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada para controlar a situação. A paciente foi reavaliada e recebeu alta médica durante a madrugada.

O Hospital São Vicente reforça que esse tipo de conduta compromete a privacidade dos pacientes e prejudica o trabalho da equipe de saúde, que necessita de espaço, agilidade e concentração para realizar atendimentos de urgência com segurança e eficácia. A Instituição reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento seguro, humanizado, acolhedor e pautado pelo respeito absoluto à dignidade de cada paciente.

Comentários

1 Comentários

  • João Carlos Oliveira 08/08/2025
    cheguei ao São Vicente infartado transferindo do PS do hospital de Louveira, fui medicado super bem atendido meu coração esta maravilhoso cheguei lá morrendo e sai andando ótimo hospital so tenho elogios ao São Vicente.