DIA DO PEDESTRE

Detran faz ação em Jundiaí sobre o uso consciente da faixa

Por SIMONE DE OLIVEIRA | JORNAL DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO/SAMUEL
Agentes estiveram pelas ruas e cruzamentos para oferecer informativos para motoristas e pedestres
Agentes estiveram pelas ruas e cruzamentos para oferecer informativos para motoristas e pedestres

No Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta sexta-feira (8), o Detran-SP fez uma ação pelos principais cruzamentos de Jundiaí com o intuito de conscientizar os pedestre sobre a importância de utilizar a faixa. Com o tema ‘Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito", o objetivo é conscientizar tanto motoristas quanto pedestres sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres e garantir a segurança de todos.

As ações educativas foram realizadas na avenida União dos Ferroviários e na rua Siqueira Barão de Jundiaí com o apoio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí. Foram abordados aproximadamente 400 pedestres e condutores e 2500 impactados. No período da tarde os agentes seguiram para a avenida Brasil com a rua Jundiai, em Itupeva.

Oferecendo folders com frases de efeito como ‘Civilidade é o respeito de um pelo outro. Pratique, respeitando a faixa de pedestre’; ‘Empatia é se colocar no lugar do outro, inclusive na hora de atravessar a faixa’; e ‘Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito’, os agentes esperam que haja mais respeito entre motoristas e pedestres.

Apesar da queda nas estatísticas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Infosiga, o trabalho das autoridades reforça sobre o respeito de ambos durante uma travessia. De janeiro a junho deste ano, foram 659 atropelamentos com óbitos no Estado, envolvendo pedestre, queda de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Só em Jundiaí, foram oito atropelamentos, contra 9 no mesmo período do ano passado.

Segundo o Detran, apesar da prioridade na faixa ser do pedestre, assim como a redução de velocidade ao se aproximar da faixa ser do motorista, esta ‘briga’ tem refletido em atropelamentos. Por isso, os informativos são um recado para ambos.

Conscientização

A campanha Sinal de Respeito, voltada aos pedestres, foi lançada em julho de 2024, e entrou para o calendário de ações educativas do Detran-SP. Com o intuito de reduzir mortes de pedestres e tornar o trânsito mais seguro. Uma das peças da campanha, por exemplo, é uma mãozinha de papelão que representa a mão que o pedestre deve usar para acenar ao motorista, pedindo passagem na via.

Ao lado do contato visual, esta é uma das recomendações feitas aos transeuntes. Nela, o Detran-SP traz orientações para motoristas e pedestres sobre a importância da Faixa e a civilidade nas ruas e realiza ações de abordagem direta aos cidadãos, periodicamente, nos municípios paulistas.

Dicas para pedestres 

  • Atravesse sempre na faixa de pedestres.
  • Respeite o sinal de pedestres, se houver.
  • Só atravesse quando for seguro e os veículos estiverem parados.
  • Utilize a faixa ou passagem de pedestres sempre que elas existirem a uma distância de até 50 metros, de acordo com o Detran.
  • Ao atravessar, faça contato visual com os motoristas para garantir que eles te viram.
  • Evite distrações, como o uso do celular, ao atravessar.
  • Em vias de mão dupla, redobre a atenção.

Dicas para motoristas

  • Pare antes de toda faixa de pedestres, mesmo que não haja sinalização.
  • Respeite a faixa de pedestres e dê preferência aos pedestres.
  • Desacelere e esteja atento aos pedestres, especialmente em áreas próximas a escolas e hospitais, segundo o Detran-SP.

O informativo entregue mostra a importância do respeito no trânsito para diminuir os índices de acidentes

Comentários

Comentários