A equipe de atletismo de Jundiaí participou do Troféu Brasil, a maior competição da modalidade na América Latina, que reuniu 880 atletas de diversas equipes e estados brasileiros, no último fim de semana. Seis atletas representaram a cidade e conquistaram resultados expressivos, incluindo o feito de Thaíssa Cunha, que se tornou a 5ª melhor atleta do país nos 35 mil metros da marcha atlética.
No revezamento 4x100 metros masculino, Felipe Grimaldi, Emerson Mendonça, Pedro Rodrigues e Danilo Vicentini participaram pela primeira vez do torneio e concluíram a prova em 43s57, garantindo a 14ª colocação entre 21 equipes. Apesar do nervosismo de competir lado a lado com referências nacionais, os atletas cumpriram o objetivo de ganhar experiência e aproveitar a oportunidade de enfrentar os melhores do país.
As marchadoras Thaíssa Cunha e Alanda Santos também fizeram bonito. Nos 20.000 metros, disputados em 31 de julho, Thaíssa terminou em 5º lugar, com 1h46min, e Alanda em 13º, com 2h20min, ambas melhorando suas marcas pessoais e demonstrando maturidade em meio a atletas que já defenderam a seleção brasileira.
O grande destaque veio no domingo (3), quando Thaíssa estreou nos 35.000 metros da marcha atlética, em sua estreia nesta distância. Enfrentando o desafio de 87,5 voltas na pista e exigindo preparo físico e mental intenso, a jundiaiense concluiu a prova em 3h24min, repetindo o 5º lugar da prova anterior e entrando para o ranking das melhores do país.
A participação histórica do Time Jundiaí no Troféu Brasil contou com o suporte da comissão técnica formada pelo professor Robson Mian, o estagiário Luis Ferreira e Diego da Silva.