O Aeroporto de Jundiaí sediou neste domingo (3) um Treinamento Interagências de Atendimento em Acidentes Aéreos, que reuniu órgãos de segurança, saúde e defesa civil. A ação teve início às 8h e promoveu a integração entre as equipes para aprimorar os procedimentos em situações de emergência envolvendo acidentes aéreos.
Durante o treinamento, foram realizadas atividades como Empenho de drones em simulação de acidente aéreo; Atendimento e triagem de múltiplas vítimas, utilizando o método START; Procedimentos de identificação pós-óbito.
A simulação ocorreu no Aeroporto Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, e contou com o apoio logístico do Exército brasileiro, simulando acampamentos de base de busca e o Instituto de Criminalística demonstrou procedimentos de identificação de vítimas e isolamento de área.
Participaram do treinamento equipes da Rede Voa – administradora de 16 aeroportos, incluindo o de Jundiaí; Defesa Civil; Exército Brasileiro; Instituto de Criminalística e IML; SAMU Jundiaí; Polícia Militar; Guarda Municipal; Guarda de Trânsito Municipal; e Polícia Civil.
O exercício reforçou a importância da atuação conjunta entre diferentes órgãos e contribuiu para aumentar a eficiência das respostas em situações críticas e cooperação entre múltiplas instituições.