O Paulista iniciou nesta semana o processo para obtenção do Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento é fundamental para garantir segurança jurídica aos contratos de formação de atletas em todas as categorias de base do clube.
"Estamos fazendo um levantamento do que é necessário para adequarmos o nosso alojamento, que atualmente é o principal empecilho para conseguirmos o CCF", explicou o presidente do Galo, Raphael Donadell.
Para auxiliar na obtenção do certificado, o clube contratou uma assessoria jurídica especializada no ramo desportivo. "O mais complexo, que é a estrutura física, o Paulista já tem. Então agora o mais importante é fazer melhorias e adequações no espaço antes de, de fato, solicitar a vistoria da Federação Paulista e conseguir o certificado", afirmou Rafael Reis, especialista em gestão desportiva.
PRÓXIMOS PASSOS
Após compreender no detalhe as melhorias, o clube irá elaborar um plano para compra dos materiais e/ou obras necessárias para a adequação nos espaços que antigamente eram utilizados pelas categorias sub-15 e sub-17. Quando a reforma estiver finalizada, a Federação Paulista de Futebol fará a inspeção do local e solicitará, à CBF, caso aprovado, o Certificado de Clube Formador.
CATEGORIAS DE BASE
Atualmente, o Paulista conta com as categorias de base femininas, no sub-15 e sub-17, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, e, no masculino, disputa o Paulistão sub-11, sub-12, sub-13 e sub-14 em parceria com o Macabi Holambra, um centro de formação de atletas com sede em Holambra-SP.