PELA ORDEM

Apoiadores de Jair Bolsonaro realizam um buzinaço na Nove


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Manifestantes se reuniram abaixo do pontilhão da avenida Jundiaí
Manifestantes se reuniram abaixo do pontilhão da avenida Jundiaí

Nesta segunda-feira (28), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram um buzinaço na avenida Nove de Julho. O movimento está alinhado ao que aconteceu em diversas cidades do país ao longo das últimas semanas. Os manifestantes pediram democracia e a saída do presidente Lula. Em Jundiaí, o protesto foi promovido pelos vereadores Madson Henrique e Rodrigo Albino, ambos do PL. Vale lembrar que Jair Bolsonaro enfrenta processo por liderar uma trama golpista e o julgamento deve acontecer em agosto. Desde 18 de julho, ele cumpre medidas preventivas, como uso de tornozeleira eletrônica e reclusão domiciliar das 19h às 6h.

Trama golpista
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.Fazem parte do grupo 11 militares do Exército e um policial federal. Parte dos militares integrava o Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos soldados são conhecidos como kids pretos. Todos respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Os denunciados deste núcleo são acusados de planejar "ações táticas" para efetivar o plano golpista, entre elas, o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em SP
O prefeito Gustavo Martinelli esteve em São Paulo, nesta segunda-feira (28), em reunião com secretários estaduais. Primeiramente, o encontro foi com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, para tratar de geração de emprego e renda. Após isso, o chefe do Executivo esteve na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde recebeu um valor de R$ 100 mil reais para fomento da agricultura municipal.

Impeachment de Tarcisio 
O presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado (PL), rejeitou dois pedidos de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por afronta à soberania nacional e apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio ao tarifaço. Ambos os pedidos foram movidos pelo PSOL neste mês de julho.

Soberania
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (28), a soberania do Brasil sobre seus minerais críticos e afirmou que as riquezas do país serão usufruídas pelo povo brasileiro. Lula ainda criticou o crescente interesse dos Estados Unidos (EUA) nesses minerais e disse que as empresas privadas poderão pesquisar o território nacional mas “sob o nosso controle”.Minerais críticos ou minerais de terras raras são aqueles cuja disponibilidade atual é limitada, e a exploração é considerada necessária para assegurar a transição energética, já que são essenciais para a fabricação de peças e equipamentos associados à ideia de energia verde. Por exemplo, há demanda por cobre nas usinas eólicas, por silício para os painéis fotovoltaicos, por níquel e lítio para as baterias, por bauxita e alumina para os cabos de transmissão.

Comentários

1 Comentários

  • Joao Carlos 30/07/2025
    Não cansam de passar vergonha! Acabou o Bolsonarismo gente. Logo ele vai preso e enfim, estaremos livres de toda essa ignorância.