TECNOLOGIA

Jovens de Jundiaí participam de curso de programação com drones

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
A atividade na Universidade Federal do ABC foi realizada em colaboração com a organização Brazil Flying Labs
A atividade na Universidade Federal do ABC foi realizada em colaboração com a organização Brazil Flying Labs

Alunos do curso gratuito de Linguagem de Programação Python de Jundiaí participaram de uma visita técnica ao campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo. A atividade foi realizada em colaboração com a organização Brazil Flying Labs.

A iniciativa é conduzida pela Divisão de Inclusão Produtiva, e tem como foco a capacitação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A visita também contou com a participação de estudantes dos cursos de Python das cidades de Cajamar e Guarulhos, atendidos pela rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A atividade foi conduzida pelo professor Dr. Diego Paolo Ferruzzo Correa, especialista em tecnologias aeroespaciais, controle de voo e drones, que apresentou aos jovens projetos inovadores nas áreas de robótica, inteligência artificial e engenharia desenvolvidos na universidade. A visita proporcionou uma vivência prática e inspiradora, permitindo aos participantes enxergar possibilidades reais de atuação profissional e acadêmica no campo da tecnologia.

“Investir em tecnologia e educação para jovens em situação de vulnerabilidade é uma forma concreta de romper ciclos de pobreza. Este projeto representa um salto de qualidade nas nossas ações de inclusão produtiva e abre novas perspectivas de futuro para esses adolescentes”, destaca a diretora de Políticas Complementares da Ugads, Iara Coqueiro.

A programação incluiu:

  • Visita ao Laboratório de Dinâmica de Gases e Combustão;
  • Tour pelo Laboratório de Manufatura;
  • Encontro com a entidade estudantil Harpia, que desenvolve projetos com drones;
  • Demonstração prática de drones desenvolvidos na própria UFABC, em parceria com a Brazil Flying Labs;
  • Palestra sobre os cursos oferecidos pela universidade e as diferentes formas de ingresso no ensino superior.

O grupo também conheceu toda a estrutura do campus, reforçando a mensagem de que a universidade pública é uma porta de entrada gratuita e acessível para o futuro.

A gestora da Ugads, Luciane Mosca, enfatizou a importância da iniciativa. “A inclusão produtiva não se resume à geração de renda, mas também à formação de cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro. Essa parceria com a Brazil Flying Labs é um exemplo de como unir inovação e políticas públicas para transformar realidades.”

Ao longo do curso, os alunos irão aplicar os conhecimentos de Python na programação de drones, conectando teoria e prática de forma inovadora. A formação conta com a parceria da empresa Iron Mountain, da Brazil Flying Labs, do Creas de Cajamar e da Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP).

Comentários

Comentários