A forte chuva que atingiu Campinas no início da tarde desta sexta-feira (25) causou danos em unidades de saúde da cidade, incluindo o Hospital Mário Gatti, um dos principais prontos-socorros da região. Segundo a Prefeitura, o forro do teto do PS Adulto foi atingido pela água, mas o atendimento não foi interrompido. A obra está na garantia, e a empresa responsável já foi acionada para os reparos.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Além do hospital, outras duas unidades da rede municipal também foram afetadas. No Centro de Saúde do Jardim Capivari, onde o telhado está em reforma, a água entrou em parte da área interna, sem prejudicar os atendimentos. A Secretaria de Saúde informou que as equipes de manutenção e limpeza foram acionadas.
Já no Centro de Saúde Florence, um dos acessos precisou ser interditado por causa do acúmulo de água. Apesar disso, o funcionamento da unidade seguiu normalmente após a intervenção da equipe de manutenção.
O temporal, que durou cerca de 30 minutos, registrou 20,6 mm de precipitação e ventos de até 53,7 km/h, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil. Ao todo, foram 20 ocorrências, incluindo 11 quedas de árvores, dois alagamentos em imóveis e três destelhamentos na região Sul.
A Escola Municipal Vicente Rao também foi atingida. Três árvores caíram no pátio, danificando o telhado e a fiação da cozinha. As aulas estão mantidas, mas a alimentação dos alunos será adaptada na segunda-feira (28) devido aos reparos em andamento.
A Prefeitura de Campinas segue com equipes das secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Educação atuando nos reparos emergenciais. Em casos de urgência, os telefones de atendimento seguem disponíveis: 199 (Defesa Civil), 118 (trânsito), 193 (Corpo de Bombeiros) e 156 (poda de árvores).