O jundiaiense Luca Grigoletto, de 17 anos, foi convocado pela primeira vez para integrar oficialmente a Seleção Brasileira de BMX Racing. O atleta vai representar o Brasil na categoria júnior do Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, em Copenhague, na Dinamarca.
Atual número 2 do Brasil, o jundiaiense comemorou a convocação e a oportunidade de vestir a “Amarelinha” pela primeira vez em um Mundial. “Essa foi a minha primeira convocação. Todos os outros anos eu fui ao Mundial por conta própria e este ano acabei sendo convocado para a Seleção Brasileira na categoria Junior Man. A expectativa sempre tem que estar muito alta, eu vou com toda a força e sei que vou dar o meu máximo para trazer o melhor resultado. Estou muito feliz com essa convocação”, comemorou Luca.
Grigoletto começou no esporte ainda criança e tem uma trajetória de 12 anos no BMX. “Tudo começou quando um vizinho meu levou a gente numa pista de BMX em Jarinu. Eu andava muito de bicicleta na rua com o filho dele, e depois desse primeiro contato com a pista, nos interessamos e começamos a ir mais vezes. Desde então, nunca mais parei.”
PREPARAÇÃO
A Seleção Brasileira encerrou a fase de preparação em Curitiba, com treinos específicos para o Mundial. A delegação embarca para a Dinamarca no próximo domingo, dia 28. “A gente vem se preparando desde o começo do ano. São dois treinos por dia, alguns em outras cidades, então é uma correria boa. Ainda mais agora em julho, que estou de férias da escola. Mas durante o ano, eu treino à tarde depois da aula. Tem dias que preciso viajar, ir e voltar, e ainda treinar por duas horas. Uma baita correria”, explicou o ciclista.
O jovem chega ao Mundial embalado por um ótimo desempenho recente. No início de julho, ele foi vice-campeão brasileiro da categoria em Salvador. “Fui o segundo melhor do Brasil, conquistei a prata. Um resultado que me dá ainda mais confiança para a competição.”
A programação oficial do Campeonato Mundial prevê dois dias de treinos antes das provas. No dia 2 de agosto acontecem as eliminatórias e oitavas de final, e no dia 3, as fases decisivas: quartas, semifinais e finais.