Entrelaçadas no ar como pinceladas vivas sobre um quadro invisível, as acrobatas da ART no AR transformam o tecido em extensão do próprio corpo no Valinhos em Dança, festival realizado no último fim de semana, e conquistaram premiações em todas as seis coreografias apresentadas na competição. Esta foi a terceira participação da escola no evento, que se destaca por incluir o tecido acrobático entre suas modalidades, especialidade da companhia jundiaiense.
Entre os destaques, o trio "Dalí", inspirado na obra de Salvador Dalí e sua icônica imagem dos relógios derretidos, levou o primeiro lugar na categoria Júnior B (12 a 14 anos). A coreografia, ao som de uma composição original de Divanir Gattamorta, foi interpretada com excelência pelas alunas Elisa Atui, Lara Belai e Letícia Bonim.
Na categoria Juvenil (15 a 17 anos), o duo “In The Sky”, coreografado por Ana Clara Atui e Giulia Gil, rendeu o segundo lugar às jovens Elisa e Alice Atui – a dupla mais nova entre os competidores da faixa etária.
O conjunto adulto (18+) também foi premiado com o segundo lugar com a coreografia “Kobra Street Art”, inspirada no trabalho do grafiteiro Eduardo Kobra. A apresentação contou com a colaboração direta do artista, que sugeriu trilhas sonoras para compor o número. O elenco reuniu alunas de diferentes idades e trajetórias: Julia Moller, Roberta Benassi, Lana Fortes, Maria Eduarda Borges e Daniela Tâmega.
Já o grupo 40+ emocionou o público com a coreografia “Tango no Ar” e garantiu o primeiro lugar. A performance envolvente foi aplaudida com entusiasmo pela plateia e encantou os jurados. As acrobatas Graziela Luchini, Karla Nacamichi, Liz Meira e Thaís Camilo celebram o troféu em conjunto – literalmente – dividindo-o entre si e com seus familiares.
Na categoria 60+, Vera Bee Ramirez e Rita Tâmega encantaram o público com a coreografia “Tempo”. A apresentação exigente tecnicamente, com movimentos de força e quedas sincronizadas, garantiu o segundo lugar – único prêmio concedido na categoria, mas com sabor de vitória diante do impacto e da superação envolvida.
Fechando a lista de premiações, o trio profissional formado por Giulia Gil, Ana Clara Atui e Bárbara Bagnarol – todas professoras da Art no Ar – conquistou o primeiro lugar com “Instante Suspenso”, número dinâmico e sensível inspirado no musical La La Land.
Para a diretora da escola, Ana Clara Atui, eventos como o Festival de Valinhos são fundamentais tanto para a formação dos alunos quanto para o fortalecimento da comunidade artística. “O preparo começa desde a primeira aula. Um aluno que se encanta pelo tecido, já começa a se dedicar e fazer a cada aula um pouco mais para evoluir. Especificamente para esse evento, escolhemos algumas coreografias que já tinham sido montadas para nosso espetáculo do final do ano passado e ajustamos os elencos de acordo com as categorias da competição. Sempre tem aquele frio na barriga de palco, que em competições fica um pouco mais intenso, mas todo mundo se diverte muito”, afirma.
E a diversão foi vista de longe, como feedback das próprias juradas. “Me falaram que meus alunos estavam felizes, plenos, se divertindo no palco. Acho importante que o aluno se cobre para fazer o melhor que ele consiga, mas que não se compare com os outros, evolua dentro das suas possibilidades. Não busco grupos super homogêneos, acredito que cada um pode e deve mostrar a sua expressão e suas emoções quando está em cena”, ressalta a diretora.
20 ANOS
Em 2025 o ART no AR completa 20 anos. Um símbolo de muita luta e aprendizado. “Foram muitos desafios e conquistas nesses 20 anos, mas acima de tudo muitas amizades, apoio e realizações. Quando comecei, não tinha ninguém que trabalhava com tecido acrobático em Jundiaí nem no interior de São Paulo. Conheci o circo dentro da Unicamp, sou bacharel e licenciada em Dança e lá tive matéria de circo, onde conheci e me encantei pelo tecido acrobático. A dança continua comigo, mas escolhi ‘fugir com o circo’ e me entreguei a essa arte que me fez voar e alcançar muitas pessoas que se desafiaram e assim como eu se encantaram com a arte circense”, conta Ana Clara
O espetáculo de final de ano será comemorativo dos 20 anos. As acrobatas estão remontando coreografias e cenas marcantes da história da escola, conectando vários antigos amigos que fizeram parte da trajetória para entrar em cena.
Se você quer conhecer mais sobre o trabalho da Art no Ar, pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97637-6890, telefone 4522-3164 ou Instagram @artnoarcirco. E ainda, conhecer um pouco mais pelo canal do YouTube ART no AR -Circo e Dança