EM ALERTA

Tempo seco e falta de chuvas acendem o alerta para os incêndios

Por Simone de Oliveira | JORNAL DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 1 min
DIVULGAÇÃO/COSME COELHO
De acordo com a Defesa Civil, que tem emitido alertas para os focos de incêndio, Jundiaí segue com risco alto de incêndio
De acordo com a Defesa Civil, que tem emitido alertas para os focos de incêndio, Jundiaí segue com risco alto de incêndio

O tempo seco e a falta de chuva infelizmente permanecerão neste final de semana segundo previsão do Climatempo, site especializado em previsão do tempo. Uma união perigosa não só para a saúde, em especial para aqueles que sofrem com as alergias típicas do inverno, mas também para a natureza por conta dos perigos das queimadas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, que tem emitido alertas para os focos de incêndio, a região de Campinas, em que Jundiaí está situado, o alerta é para risco de incêndio alto pela região. Recentemente, em Jundiaí, três incêndios mobilizaram as autoridades, sendo que um deles queimou cerca de 72 mil metros quadrados de áreas.

O mapa dos incêndios podem ser conferidos pelo site  https://www.defesacivil.sp.gov.br/nge/incendio.html

Previsão do tempo

Para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a temperatura oscila entre 7 graus e 23 graus, sem previsão de chuva.

Com o tempo seco, a baixa umidade de ar também se torna preocupação. Ainda de acordo com o Inmet, neste final de semana a umidade pode chegar aos 30%, o que significa estado de atenção.

A Defesa Civil reforça as recomendações de saúde durante o período de estiagem, entre eles, muita água e frutas e verduras frescas; sempre que possível manter o ambiente úmido; janelas abertas para ventilação; e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

De acordo com os a tabela dos índices de umidade promovidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 50% e 80% (Ideal); abaixo de 30% (ar muito seco, estado de alerta); abaixo de 20% (estado de alerta severo).

Comentários

Comentários