SAÚDE

Com 15 mortes registradas, cobertura vacinal é intensificada

Por Simone de Oliveira | JORNAL DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 2 min
SAMUEL SOUZA/JORNAL DE JUNDIAÍ
Para dar mais condições e logística aos munícipes, no dia 19 de julho a vacinação será oferecida no Mercadão da Ferroviários
Para dar mais condições e logística aos munícipes, no dia 19 de julho a vacinação será oferecida no Mercadão da Ferroviários

Jundiaí segue na corrida para avançar e ampliar os índices de cobertura vacinal entre o público prioritário, porém, mesmo chegando a média de 50,5% contabiliza a 15ª morte por Influenza A. Entre as vítimas, estão dez homens e cinco mulheres, sendo que 13 eram idosos com comorbidades e dois homens entre 50 e 59.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica (VE) 73,33% dos casos fatais não tinham registro de vacinação contra a gripe e 14 casos apresentavam comorbidade. "A vacinação é a principal estratégia para evitar as complicações relacionadas à Influenza e Covid na comunidade. Estar vacinado pode evitar a internação e até o óbito", reforça o coordenador da Atenção Básica, Rafael Antonio da Silva.

E a falta de vacinação e proteção têm levado às internações. De acordo com Hospital São Vicente, dos 318 pacientes internados na unidade, 32 são por síndrome gripal.

Vacina

A pedido do Jornal de Jundiaí, o boletim atualizado mostra que a adesão vacinal para a gripe é de 56,19% para idosos, 38,54% para crianças e 24,73% para gestantes. Durante as consultas de pré-natal, as equipes de saúde têm orientado as gestantes sobre a importância da imunização.

Para ampliar os índices, ações estão sendo realizadas em conjunto com a área da Educação, como a vacinação em escolas, para ampliar o acesso das crianças. Também foram abertas salas de vacina aos sábados, oferecendo alternativas fora do horário comercial para facilitar o acesso dessas populações.

Para dar mais condições e logística para os munícipes, no dia 19 de julho a vacinação será oferecida no Mercadão da Ferroviários, localizado na rua José Basile Bonito, 50, Centro.

A população tem ainda como opção uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sendo que seis delas contam com horário ampliado para vacinação. São a Clínica da Família Ponte São João; Clínica da Família Hortolândia; UBS Agapeama; UBS Jardim do Lago; UBS Tamoio; Clínica da Família Novo Horizonte.

Comentários

Comentários