Após anúncio dos descontos indevidos realizados por entidades associativas nas contas de aposentados e pensionistas do INSS, a corrida foi tanto para os ressarcimentos, quanto para o convencimento por parte das associações e sindicatos para que os associados continuassem a pagar as parcelas das mensalidades.
Apesar de não ter registro de aposentado associado lesado pelos descontos indevidos, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região (AAP) tem feito um trabalho de ‘formiguinha’ para auxiliá-los quanto aos direitos de obter o dinheiro de volta, mas também lembrá-los que o pagamento da mensalidade, que foi bloqueada em folha até haja normalidade, pode ser realizado de outras formas.
"A Associação de Jundiaí não tem associados com fraudes em desconto em folha, pois a COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), a qual pertencemos, sempre realizou suas filiações de forma regular. Mesmo assim, estamos auxiliando todos os que têm dúvidas”, diz o presidente Paulo Santos Mendonça.
Os descontos corretos realizados nos princípios da legalidade ajudam a promover as atividades da associação. “Estamos orientando os aposentados para que façam o pagamento via boleto ou de uma forma que não sejam prejudicados também.”
Em Jundiaí, a mensalidade é de 1% do benefício do aposentado, podendo variar o valor final para cada integrante, porém é com este subsídio que muitas atividades se mantêm, entre ela, a ginástica corporal, dança, hidroginástica, atendimento jurídico e o tradicional baile. “Muitos sequer sabem se tiveram descontos em folha e por isso é importante procurar as informações para entender que é certo”, reforça.
Ressarcimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou na terça-feira (dia 15) que 339 mil aposentados e pensionistas pelo país já assinaram o acordo de ressarcimento dos descontos associativos indevidos. O pagamento será feito por ordem de adesão a partir do dia 24 de julho, com depósitos diários para até cem mil pessoas diretamente na conta onde o beneficiário recebe o pagamento mensal do INSS.
Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo 'Meu INSS'; 'Central de atendimento 135'; ou 'Agências dos Correios, em mais de 5 mil unidades pelo país'.
Em Jundiaí, a Associação dos Aposentados fica na rua 15 de Novembro, 1336.