A Prefeitura de Jundiaí finalizou as reuniões internas com as unidades de gestão para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Coordenado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), o projeto do PPA será enviado à Câmara Municipal até 31 de agosto. As reuniões fazem parte do cronograma técnico de construção do plano e têm como objetivo consolidar as propostas de cada unidade de gestão. Além disso, a Prefeitura mantém aberta até 31 de julho a Consulta Pública, permitindo que a população participe, indicando áreas prioritárias para os investimentos municipais. O formulário para participação das pessoas está no site da Prefeitura. "Estamos trabalhando para garantir mais eficiência, transparência e resultados para a população", declarou o prefeito Gustavo Martinelli.
Depoimento
O tenente-coronel Mauro Cid confirmou, nesta segunda-feira (14), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve contato e leu o documento golpista que previa a decretação de novas eleições e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2022. Durante as investigações, o documento ficou conhecido como minuta do golpe. Cid voltou a prestar depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais que tratam dos núcleos 2,3 e 4 da trama golpista. Ele foi arrolado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pela acusação.
Tarifaço
Em carta divulgada na noite de domingo (13), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirma que a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil teve como fundamento uma “compreensão imprecisa dos fatos” e que “no Brasil de hoje, não se persegue ninguém”. O presidente do Supremo também negou que haja censura no Brasil e disse que as decisões da Corte buscam proteger a liberdade de expressão.
Nos EUA
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, em entrevista à Coluna Estadão, nesta segunda-feira (14), que abrirá mão do seu mandato parlamentar e seguirá nos Estados Unidos. Para ele, um retorno ao país acarretaria em “perseguição e prisão” por parte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O parlamentar ainda rejeitou o rótulo de “fujão” e afirmou ter segurança e apoio pela decisão.
Lula e Tarcísio marcam reuniões com empresários na mesma data
Emissários do governo federal e da gestão paulista entraram em contato com empresários e representantes de diversas indústrias para realizar reuniões nesta terça-feira (15), para discutir os efeitos e eventuais medidas que podem ser tomadas para lidar com a sobretaxa de 50% anunciada por Trump. A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) marcou um encontro para as 9h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Paralelamente, o governo Lula (PT) também disparou convites a empresários, para um encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, às 14h da terça-feira, em Brasília. É possível, portanto, que um encontro possa esvaziar a agenda de outro.