Dois incêndios registrados neste final de semana em Jundiaí deixaram autoridades em alerta quanto aos focos neste período de estiagem, ou seja, tempo seco unido à falta de chuva. Em um deles, no domingo (13), guardas municipais da Divisão Florestal, agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros apagaram o fogo que ameaçava a Serra do Japi.
Só neste episódio foram destruídos pelo fogo 72 mil metros² de mata. Segundo as primeiras informações, o fogo teria iniciado próximo ao supermercado Boa, do bairro Eloy Chaves, e logo se alastrou, invadindo uma tradicional fazenda do bairro.
Outro foco registrado foi no bairro do Medeiros, também no Vetor Oeste, com chamas que tomaram conta das margens da rodovia Hermenegildo Tonoli, bem próximo a um condomínio no bairro Medeiros.
De acordo com site Defesa Civil do Estado, que disponibiliza mapas sobre os focos de incêndio em todo o estado, é possível verificar que os registros oscilam entre 'emergência', 'alerta', 'alto' e 'baixo'. Como Jundiaí está monitorado dentro da região de Campinas, o registro é para alerta para incêndios.
O mapa dos focos de incêndios podem ser conferidos pelo link DEFESA CIVIL
Monitoramento
Recentemente, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da Defesa Civil realizou uma visita técnica ao Morro da Baleia, área que sofre com recorrentes queimadas. O objetivo foi avaliar as condições da área e discutir medidas preventivas para minimizar os riscos de incêndios, além de debater melhorias na infraestrutura do local.
Durante a vistoria, foram identificados trechos prioritários para intervenções, com destaque para a limpeza e abertura de acessos que possam facilitar a atuação de equipes em caso de emergência.
"Vamos atuar com foco na prevenção de incêndios e também na melhoria das condições das vias de acesso, que são de terra e dificultam o deslocamento. O trabalho integrado entre as equipes é essencial para garantir mais segurança para a população e preservação ambiental”, concluiu na ocasião o gestor Marcos Galdino.

O mapa mostra as condições para os focos nos municípios, com alerta na maioria deles, inclusive Jundiaí que fica na região de Campinas