MOBILIDADE URBANA

Emdec testa motos e tuc-tuc elétricos para fiscalizar trânsito

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Veículos elétricos serão testados por agentes da Emdec em operações de fiscalização e apoio logístico.
Veículos elétricos serão testados por agentes da Emdec em operações de fiscalização e apoio logístico.

A partir da próxima segunda-feira, 14 de julho, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia a fase de testes com veículos elétricos em sua operação de fiscalização. A frota experimental é composta por duas motocicletas elétricas modelo Mileto Spike e dois triciclos Mileto Trix, que funcionam como mini utilitários com capacidade para transportar equipamentos como cones e cavaletes.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Os veículos foram disponibilizados sem custos ao poder público, por meio de Termo de Comodato firmado com a empresa Mileto. O período inicial de testes vai até setembro, com possibilidade de prorrogação. A entrega dos modelos ocorreu nesta sexta-feira (11), na sede da Emdec, na Vila Industrial. Os veículos já estão adesivados com a identidade visual da empresa.

Agentes de mobilidade urbana passaram por treinamento específico para conduzir os novos modelos. Os primeiros participantes atuarão como multiplicadores, com a previsão de que ao menos 25 agentes recebam formação nos próximos dias.

Para o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, a iniciativa representa um passo importante rumo à inovação e sustentabilidade. “Esta é uma oportunidade de experimentarmos uma frota mais sustentável para a fiscalização de trânsito e transporte. Vamos avaliar fatores como desempenho, ergonomia, custos de carregamento e funcionalidade operacional”, afirmou.

Durante o período de testes, os veículos terão usos distintos: as motos serão direcionadas às equipes de fiscalização de trânsito e transporte, enquanto os triciclos – semelhantes a tuc-tucs – deverão atuar em operações logísticas, como o apoio à Ciclofaixa de Lazer da Avenida Norte-Sul, otimizando o transporte de materiais.

O uso de veículos elétricos também faz parte da proposta da Emdec de modernizar a frota com foco em eficiência energética e redução de emissões, alinhando-se a políticas públicas de mobilidade sustentável.

Comentários

Comentários