Nesta segunda-feira (7), o prefeito Gustavo Martinelli e gestores municipais receberam, na Prefeitura de Jundiaí, os vereadores Cristiano Lopes (PP), Henrique Parra do Cardume (PSOL) e Faouaz Taha (PSD). Em pauta, esteve a revitalização do Centro e a importância de manter um núcleo de discussão de demandas no local. O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa foi sugerido como local das discussões. Integrantes da comissão de revitalização do Centro também estiveram presentes para debater a viabilidade de inserir o Mercadão da Ferroviários no plano de revitalização.
Transporte público
A vereadora Mariana Janeiro apresentou a Indicação nº 1555/2025 na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo a análise de viabilidade para a implantação da "Tarifa Zero" no transporte público municipal. A iniciativa busca garantir mobilidade urbana eficiente e universal, com base em diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A proposta sugere o uso de subsídios e parcerias com a iniciativa privada para custear o sistema. Atualmente, mais de 60 cidades brasileiras já adotaram o modelo.
BRICS
A China criticou duramente as ameaças dos EUA de impor tarifas extras a países alinhados aos BRICS, chamando a medida de "coerção econômica". Durante a cúpula do BRICS no Rio, Pequim defendeu o bloco como uma plataforma inclusiva e não direcionada contra terceiros. A porta-voz Mao Ning reiterou a oposição ao unilateralismo comercial. Para os chineses, as sobretaxas não beneficiam nenhum país. O governo pediu mais cooperação entre nações emergentes.
Estado de SP
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, lançou o ‘‘Ônibus SP Por Todas’’, que percorrerá diversos municípios do Estado para ampliar o acesso de mulheres paulistas a serviços de acolhimento, orientação e proteção. Para garantir a qualidade e a continuidade do atendimento, a equipe itinerante contará com dois psicólogos, dois assistentes sociais e um coordenador, atuando em plantões que incluem finais de semana e turnos noturnos. No interior do Ônibus SP Por Todas, as mulheres terão acesso a esses profissionais de maneira individual e também em grupo.
Fez coro
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilhou nesta segunda (7) uma postagem de Donald Trump em apoio a Jair Bolsonaro. Tarcísio defendeu que o ex-presidente seja julgado apenas “pelo povo brasileiro, nas eleições”. A declaração critica decisões do STF e TSE que tornaram Bolsonaro réu e inelegível até 2030. Trump, em sua rede Truth Social, classificou Bolsonaro como perseguido e o chamou de “líder forte que ama seu país”.