Representantes da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (Ugaat) da Prefeitura de Jundiaí participaram do encontro de apresentação do Projeto de Apoio à Estruturação do Conselho Regulador da Indicação Geográfica (IG) da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. O encontro foi realizado na última semana de junho, no Centro Apta de Frutas do Instituto Agronômico (IAC), instalado no bairro do Corrupira, numa realização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Sebrae Nacional.
“Este encontro de apresentação do plano de trabalho do Conselho Gestor estabelece e regula os próximos passos dos municípios envolvidos, fortalecendo a cadeia produtiva da nossa uva, o fomento ao trabalho do produtor rural e as estratégias de valorização nos mercados nacional e internacional do selo”, comentou a gestora da Ugaat, Marcela Moro.
A Associação Agrícola de Jundiaí, solicitante do pedido de IG, é agora a detentora do seu selo e foi representada no encontro por seu presidente, René Tomasetto. Atualmente, a IG da uva contempla, além de Jundiaí, também outros quatro municípios da região – Itatiba, Itupeva, Louveira e Jarinu.

A Uva Niagara Rosada foi a primeira uva paulista a receber a IG do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Ao seu nome, juntou-se o termo Jundiahy, em referência à grafia do nome do município quando, na década de 1930, uma mutação somática em parreiral da Uva Niagara Branca deu origem à variedade rosada, conferindo a Jundiaí o título de Terra da Uva e a realização de sua primeira festa, em 1934.
Entre as autoridades do Mapa presentes no encontro estavam o superintendente estadual, Estanislau Steck, e o auditor fiscal Francisco Mitidieri, além do diretor do Departamento de Agronegócio da Ugaat, Sérgio Pompermaier, e equipe.