RECLAMAÇÃO

Creche de Franca é denunciada por mofo, ratos e escorpiões; VEJA

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
WhatsApp/GCN
Escorpiões, fezes de ratos e mofo encontrados na creche, segundo a denúncia
Escorpiões, fezes de ratos e mofo encontrados na creche, segundo a denúncia

Uma denúncia anônima enviada ao portal GCN/Sampi aponta problemas estruturais e sanitários na creche conveniada Instituição Espírita Estrada de Damasco, no bairro Chico Júlio, em Franca. Segundo o relato, as condições do prédio colocam em risco a saúde e a segurança das crianças. A Secretaria Municipal de Educação, por sua vez, informou que a manutenção é responsabilidade da própria entidade e deu prazo até 20 de julho para que os problemas sejam resolvidos.

De acordo com a denúncia, o prédio é antigo e apresentaria infiltrações, mofo nas paredes e alagamentos durante o período de chuvas. Duas salas teriam sido afetadas diretamente em datas anteriores, além dos corredores, que teriam goteiras e poças de água, tornando o ambiente insalubre e inseguro.

Outro ponto citado é a suposta presença de escorpiões e fezes de rato nos ambientes da creche, mesmo após dedetizações periódicas. A situação gera apreensão constante entre os profissionais da unidade por se tratar de um ambiente frequentado por crianças pequenas.

A denúncia também aponta que as condições precárias vêm se arrastando há anos e que, até o momento, nenhuma reforma estrutural efetiva teria sido realizada. Segundo o relato, apenas reparos improvisados teriam sido feitos ao longo do tempo.

O caso teria sido acompanhado pela Vigilância Sanitária, que, de acordo com o denunciante, esteve no local. No entanto, segundo ele, nenhuma medida prática teria sido adotada após a visita técnica.

Imagens que teriam sido registradas entre os meses de março e maio deste ano mostram a situação interna e externa da creche, com registros dos problemas citados, como infiltrações e precariedade nas instalações.

Prefeitura de Franca

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação explicou que a Creche Estrada de Damasco é uma instituição parceira da Prefeitura e funciona em um prédio próprio. Por isso, a responsabilidade pelas manutenções é da própria entidade, que deve usar os recursos repassados pelo Município para cobrir despesas gerais e cuidar da manutenção do prédio.

"A creche já foi formalmente notificada a realizar reformas e adequações estruturais. No entanto, durante visitas técnicas realizadas nos meses de junho e julho de 2025, foi constatado que as manutenções recomendadas não foram devidamente executadas", diz a nota.

A Secretaria de Educação finaliza que a instituição tem o prazo até 20 de julho para realizar as adequações exigidas.

Comentários

5 Comentários

  • Marco 05/07/2025
    Espera aí, a prefeitura deu prazo e até lá as crianças ficam sujeitas a picadas de escorpião, intoxicação por alimentos contaminados por baratas, formigas, ratos, doenças causadas por fungos, bactérias etc Não entendi. Deve ser interditada imediatamente, conserta tudo, veja se a legislação prevê alguma multa ou outra condição e depois pensa-se em voltar a funcionar, apesar de que nesta altura a credibilidade já acabou né.
  • Pacato Cidadão 04/07/2025
    Que bom que existem almas bondosas para fazer este tipo de denúncia. Crianças sendo cuidadas em um ambiente impróprio as prejudica sem que elas saibam... Parabens pela denúncia... Prefeitura, tá fácil falar que não é de sua responsabilidade e que repassa a grana... Mas uma auditoriazinha não faria mal neh? Fico pensando como devem estar os \"asilos parceiros da prefeitura\"...
  • Cristina 04/07/2025
    Misericórdia, esse lugar tinha que ser interditado!
  • Dante de Carlos Júnior 03/07/2025
    Este é o estilo da atual Secretária da Educação e do Prefeito de administrar. A verba é do poder público. Então a responsabilidade maior é da Prefeitura em não fiscalizar. Secretária e Prefeito odeiam a Educação, a Cultura, tudo. Todos ressentidos. Todos DESQUALIFICADOS para os cargos que ocupam. E os Nobres Vereadores? Onde está a Câmara para denunciar e cobrar. Crianças podem morrer com picada de escorpião. Um verdade crime cometem estas NOBRES autoridades...
  • LUIS 03/07/2025
    que absurdo uma creche como essa ainda estar funcionando e pior, com crianças correndo serio risco de serem picadas por um escorpião ou contrair alguma doença com as fezes desses ratos, tenho certeza que até nesse prazo que foi dado para essa creche providenciar todas as reformas e que é dia 20 de julho ,que não irão fazer nem a metade dos consertos, pois isso deveria ir ao chão e ser reconstruida novamente