ALTO NÍVEL

Thiago Silva é unânime no Fluminense e tem apoio por seleção

Por Flavio Latif | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Marcelo Gonçalves/Fluminense
Thiago Silva surpreende pelo alto nível técnico na campanha da equipe no Mundial de Clubes
Thiago Silva surpreende pelo alto nível técnico na campanha da equipe no Mundial de Clubes

Thiago Silva completa 41 anos no mês de setembro, se "desdobra" em mais de uma função no Fluminense e surpreende pelo alto nível técnico na campanha da equipe no Mundial de Clubes. O defensor tem o apoio do time por um retorno à seleção brasileira.

O zagueiro retornou ao Fluminense em maio do ano passado com a missão de ser o líder do elenco e um jogador que ajuda o técnico em campo. Marcelo e Felipe Melo tinham esse papel no Flu que conquistou a Copa Libertadores no final de 2023, mas o lateral acabou rescindindo e se aposentando, e o volante também se retirou do futebol.

A chegada foi um alívio dentro do clube. Existia a preocupação de não encontrar quem assumisse esse papel, mas Thiago Silva foi o nome certo na hora certa. Ainda mais com a chegada de Renato Gaúcho: eles trabalharam juntos entre 2007 e 2008 no Tricolor.

O setor defensivo do Fluminense foi fundamental para o triunfo sobre a Inter de Milão. Renato Gaúcho escalou três zagueiros, espelhando o time italiano, e conquistou a vaga com méritos. Thiago sugeriu uma mudança tática para Renato na parada para hidratação no 2º tempo, todos concordaram, e só confirmou o que o técnico já tinha antecipado na coletiva às vésperas do jogo.

Ele é fundamental no meu esquema, um líder, capitão do time. É um treinador dentro do campo, troco bastante ideia com ele, conversa bastante com companheiros, é segurança lá atrás. Ele é tudo. Renato Gaúcho

O nível de Thiago chama a atenção no Fluminense a ponto do lateral Renê pedir o retorno do defensor à seleção brasileira.

"Claro que ele já tem uma certa idade, mas isso só dificulta para ele quando está jogando no Brasil. Jogo a cada três dias, viagem, clima diferente. Mas é um cara que passa o dia se recuperando, cobrando a recuperação dos outros. É um líder", disse o lateral.

Freytes, zagueiro argentino que jogou ao lado de Thiago contra a Inter, reafirmou o nível de cobrança do atleta. E ressaltou que todos os companheiros precisam aprender com ele.

"Nós estamos tranquilos na defesa. A verdade é que o Thiago fica todo o tempo falando. Nem preciso falar da carreira dele, tudo que ele conquistou. É um prazer jogar com ele. Tentamos escutar, entender que ele não está brigando com a gente, às vezes pecamos pela inexperiência. Ter ele no time nos dá tranquilidade e precisamos aprender coisas com ele", disse Freytes.

Thiago Silva não atua pela seleção brasileira desde a eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Ele foi capitão de 2014 até 2022.

O Fluminense enfrenta o Al Hilal por uma vaga nas semifinais do Mundial, na sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Camping World Stadium, em Orlando.

Comentários

Comentários