DA BISAVÓ À BISNETA

Esporte atravessa gerações e se torna legado de família

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
ARQUIVO PESSOAL
Lara e Nair fazem aulas de ginástica no Romão de Souza e trocam experiências
Lara e Nair fazem aulas de ginástica no Romão de Souza e trocam experiências

Aos 5 anos, Lara Mayumi Bergu Tanaka salta de um lado para o outro com a energia típica da infância. Ao lado dela, a bisavó Nair dos Santos Bergu, de 87, acompanha os movimentos de ginástica corporal com a mesma dedicação. Unidas pela paixão pelo esporte e por uma relação de amor e companheirismo, a bisneta e a bisavó constroem um legado esportivo que atravessa gerações na família.

Lara e dona Nair fazem aulas de ginástica no Centro Esportivo Romão de Souza, no bairro Colônia, em Jundiaí. A bisneta escolheu a rítmica como modalidade e se aventura nas fitas, arcos e bolas, enquanto Nair faz parte da turma de ginástica corporal para, segundo ela, chegar aos 100 anos. Ambas fazem aulas nos mesmos dias: terça e quinta, e com a mesma professora: a Elisângela. 

Como compartilham o mesmo gosto pela ginástica, elas aproveitam para dividir os aprendizados e trocarem dicas. “Eu sempre pergunto o que ela está aprendendo nas aulas, peço para mostrar as coreografias e também aproveito para dar algumas dicas e, claro, aprender com ela. Sempre trocamos experiências”, disse a bisavó.

JUVENTUDE E MELHOR IDADE

Lara começou no esporte muito cedo. Com menos de 3 anos, ela já fazia aulas de balé. E foi assistindo uma apresentação de ginástica na televisão que decidiu se aventurar em uma nova modalidade. “Foi paixão à primeira vista. Há cerca de cinco meses ela se interessou pela ginástica depois de assistir na televisão e eu fui atrás das aulas. Levei ela para conhecer a ginástica artística e depois a rítmica, que foi o que ela se identificou e escolheu para fazer parte das aulas”, explicou a mãe da Lara, Gabriela Bergu Tanaka.

Já dona Nair começou a praticar esporte já na terceira idade, mas ressaltou que sempre foi uma pessoa ativa. “Eu trabalhava na roça quando era criança, ajudava muito meu pai a tirar leite de vaca, fazer os serviços de casa, então nunca fiquei parada. Também fui uma criança que sempre brincava na rua, andava a cavalo e jogava bocha. Mas no esporte fui praticar ‘pra valer’ só depois dos 60 anos de idade, quando meu marido faleceu. E foi aí que conheci a hidroginástica e depois a ginástica corporal, onde faço aulas até hoje”, disse a Nair.

Nair começou nas aulas de ginástica corporal em 2001, na primeira turma fundada. Nesta época, as atividades ainda não aconteciam no Romão de Souza, mas no Centro de Jundiaí. “A gente fazia aulas em praças, ao ar livre, e só depois de um tempo as atividades foram para o ginásio no Romão. Esse ano eu completo 24 anos desse esporte que mudou minha vida. Eu não vivo mais sem ginástica e o dia que eu não venho para a aula é um dia perdido para mim. Minha médica fala para eu nunca parar e, se Deus quiser, vou passar dos 100 anos e ainda estarei participando das aulas”, contou a bisavó.

Além da paixão pela ginástica, Nair também carrega muita história em seus outros hobbies: jogos de baralho. Conhecida como “dona Nair do buraco”, a jundiaiense leva esse apelido carinhoso de toda delegação do Time Jundiaí por participar de mais de 20 edições dos Jogos da Melhor Idade e colecionar mais de 70 premiações em diversas competições. E assim ela inspirou ainda mais a bisneta Lara. “Participo dos Jogos da Melhor Idade desde 2001, tenho uma paixão de infância com jogos de baralho, que também atravessa gerações na família. Quando a Lara vê o meu painel de medalhas e troféus ela fica com brilho nos olhos e acredito que isso tem motivado ela a ir atrás das suas próprias conquistas também”, disse Nair.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES

A pequena ginasta participou da sua primeira competição na última semana, no Romão de Souza, e terminou em 4º lugar e conquistou medalha de destaque na categoria Baby, deixando a família orgulhosa. Assim como Nair, que conquistou mais uma medalha para a coleção: prata nos Jogos da Melhor Idade em Cerquilho. Agora, as duas já têm competições marcadas pela frente: Nair irá disputar a fase estadual do Jomi, em setembro, e Lara estará na Taça São Paulo de Ginástica, em agosto.

Comentários

Comentários