PATRIMÔNIOS

Abertas inscrições para premiação de fotografias

Por Simone de Oliveira | PREFEITURA DE JUNDIAI
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO PMJ
A Unidade de Cultura recebe até o dia 11 de julho as inscrições da Premiação Cultural “Fragmentos do Tempo – Fotografia e Patrimônio”
A Unidade de Cultura recebe até o dia 11 de julho as inscrições da Premiação Cultural “Fragmentos do Tempo – Fotografia e Patrimônio”

Como parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2025, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebe até o dia 11 de julho as inscrições da Premiação Cultural “Fragmentos do Tempo – Fotografia e Patrimônio”. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário INSCRIÇÃO.

De acordo com o edital, podem ser fotografados os seguintes patrimônios localizados em Jundiaí: a Casa Azul (loja da FabriEspuma), a chaminé e as instalações da antiga Fábrica da Argos Industrial (atual Complexo Argos), a chaminé da antiga Fiação e Tecelagem Fábrica Japy (atual Fábrica das Infâncias Japy), a Escola Estadual Conde Parnaíba, o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), a Estação Ferroviária, a fachada do imóvel situado na rua Barão de Jundiaí, 736 (Lojas Pernambucanas), a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, a Ponte Torta, o prédio do antigo Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, a Serra do Japi, o Solar do Barão (sede Museu Histórico e Cultural de Jundiaí) e o Teatro Polytheama.

É necessário estar logado em conta Google para conseguir acessar o formulário ou fazer a inscrição  presencialmente na UGC, que fica no Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para que a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico auxilie na inscrição. Podem se inscrever, gratuitamente, somente pessoas físicas, com idade mínima de 18 anos (completos ou a completar até o último dia de inscrições).

No total serão premiadas as 14 melhores fotografias inscritas na categoria “Bem Individual”, uma para cada um dos bens tombados elencados acima, e as seis melhores fotografias da categoria “Detalhe”, com os detalhes dos mesmos bens. Cada uma das fotos selecionadas receberá R$ 250, totalizando R$ 5 mil como premiação cultural.

A pontuação levará em conta os seguintes critérios: Relevância história e cultural do patrimônio, qualidade técnica da foto, criatividade e originalidade, além de impacto visual e artístico.

A previsão da publicação dos resultados é para a semana que antecede o mês de agosto, quando o Mês do Patrimônio chega à sua 9ª edição, com o tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”. As fotografias selecionadas pela Premiação Cultural irão compor uma exposição no Espaço Expressa ao longo do mês, além de integrar as galerias de exposições virtuais do site da Cultura.

Mais informações podem ser obtidas pelo link EDITAL ou pelo telefone 4589-6800.

Comentários

Comentários