
Nesta quarta-feira (11), a reportagem do Jornal de Jundiaí encontrou casais no Centro da cidade que deixaram a compra para a última hora. Alguns buscavam os presentes juntos, enquanto outros preferiram manter o presente como surpresa. Muitos disseram estar com pressa para garantir a compra antes da data.
Chocolates e doces são os presentes preferidos de 35% dos consumidores que compram de pequenos negócios no Dia dos Namorados em São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Roupas, calçados e acessórios também aparecem com 35% das escolhas, enquanto 30% pretendem comprar produtos de cuidados pessoais. A expectativa é de que 351 mil pequenos negócios sejam beneficiados pelas vendas na data.
O levantamento mostra que o gasto médio com presentes será de aproximadamente R$ 250. Quase metade dos consumidores (49%) declarou que pretende gastar mais do que no ano passado. Os principais fatores de decisão de compra são o preço (45%), qualidade dos produtos (36%) e ofertas e promoções (25%).
O Pix será o meio de pagamento mais utilizado (62%), seguido por cartão de crédito (52%) e débito (43%). A maioria dos consumidores (76%) deve pagar à vista.
Na forma de compra, 60% preferem ir presencialmente às lojas, 22% vão alternar entre o físico e o online, e apenas 5% pretendem comprar somente pela internet.