PARA O FUTURO

Bolsista vive transformação na Astra e inspira outras empresas

Por Redação |
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Com Rafael e Márcia, na Astra: acolhimento e oportunidade para aprender
Com Rafael e Márcia, na Astra: acolhimento e oportunidade para aprender

Durante as férias acadêmicas de verão nos Estados Unidos, o jovem estudante Valter Mello Neto, de 19 anos, escolheu passar três meses em uma indústria brasileira — e essa vivência tem feito a diferença no seu currículo. Aluno de Engenharia Química na University of Delaware, Valter é um dos selecionados do Passaporte para o Futuro, programa do SESI-SP que oferece bolsas de graduação em instituições internacionais de excelência, nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Em 2024, apenas 35 alunos foram contemplados em todo o estado.

Formado tecnicamente em Plásticos pelo SENAI, Valter já acumula conquistas em Robótica e se destaca por sua postura proativa e pensamento inovador. Ele foi recebido pela Astra, uma empresa multiespecializada, que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas, para uma imersão prática no setor de Engenharia e Tecnologia.

“Foi um momento de muita felicidade quando recebi a notícia de aprovação no programa. Sabia que era uma chance única, praticamente como ganhar na loteria”, compara Valter. “A experiência com a robótica, especialmente com a equipe Megazord 7563 de Jundiaí, me mostrou que temos um potencial gigante, mesmo sendo jovens. Acredito que devemos sempre compartilhar ideias, sem medo de errar.”

Durante a imersão, Valter tem atuado no setor de automações e desenvolvimento de processos e, segundo a diretora de Engenharia e Tecnologia da Astra, Márcia Fernandez, a chegada do jovem foi recebida com entusiasmo. “Buscamos sempre valorizar iniciativas que aproximam os jovens da indústria. Desde os primeiros dias, ele surpreendeu com a disposição, capacidade de organização e visão inovadora”, explica.

O supervisor da área, Rafael Marione, também destaca o impacto positivo da presença de Valter: “Ele se adaptou rápido, participa ativamente dos projetos e já trouxe soluções que agregam valor ao nosso dia a dia. É um reforço valioso para a equipe”, destaca.

Para Valter, a experiência tem sido enriquecedora não apenas no aspecto técnico, mas também humano. “A receptividade dos profissionais da Astra me marcou. É uma empresa organizada, atenta aos detalhes, e fico feliz de poder ver de perto o quanto a produção industrial é complexa e bem estruturada.”

O programa Passaporte para o Futuro prevê que os alunos retornem ao Brasil após a graduação para atuar, por pelo menos dois anos, em uma indústria nacional — compromisso que Valter assume com orgulho. “Me vejo como um privilegiado e espero contribuir com a indústria brasileira, repassando o conhecimento adquirido para o maior número possível de pessoas”, garante.

Para a Astra, iniciativas como essa são um caminho promissor. “Esses estudantes chegam com bagagem diferenciada e vontade de aprender. Programas assim facilitam a entrada de talentos e enriquecem a empresa com novas ideias e visões”, reforça Márcia. “Acreditamos no potencial dos jovens e vamos continuar investindo em formação”, completa Marcia.

A história de Valter é um exemplo do que pode acontecer quando educação, indústria e oportunidade caminham juntas. Seu sucesso inspira outras empresas a abrirem as portas para estudantes como ele — e ajuda a construir um futuro mais forte e inovador para o Brasil. “Encontrar profissionais qualificados tem sido um desafio muito grande para a indústria. Participar de um programa como esse é uma forma inteligente de atrair talentos que já passaram por uma seleção criteriosa e têm grande potencial de crescimento. É uma porta de entrada pra profissionais que têm tudo pra fazer a diferença dentro da empresa”, completam Márcia e Rafael, satisfeitos em abrir as portas da Astra para o Programa Passaporte para o Futuro.

Programa Passaporte para o Futuro – Passaporte para o Futuro é um programado SESI-SP que oferece aos alunos a chance de aprender sobre diferentes culturas e sistemas de ensino, ajudando a formar líderes inspiradores. O objetivo é também fortalecer a indústria nacional e promover inovações tecnológicas.

De acordo com Alexandra Salomão Miamoto, gerente regional do SESI Jundiaí, o programa fornece bolsas para graduação em áreas como Engenharia e Tecnologia em universidades internacionais. “As bolsas cobrem custos como documentação, teste de proficiência, passagens, matrícula, mensalidades e auxílio para despesas de moradia e alimentação. Em contrapartida, os alunos devem trabalhar em uma indústria brasileira por pelo menos dois anos após a graduação, com um limite de 5 anos para cumprir essa obrigação. Em 2024, dos 35 alunos selecionados para o Programa Passaporte para o Futuro SESI-SP aceitos em algumas das melhores universidades do mundo. seis são de Jundiaí”, comemora.

Comentários

Comentários