
Itatinga - A Polícia Civil de Itatinga (120 quilômetros de Bauru) deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a chamada "Operação Ferroada" com o objetivo de combater a invasão e a instalação de apiários ilegais em propriedades rurais do município. A ação contou com apoio do Grupo de Investigações em Área Rural (Giar) de Itatinga, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
No total, seis fazendas foram fiscalizadas, sendo constatada a presença de apiários irregulares em algumas delas. Segundo a polícia, as estruturas estavam instaladas sem a autorização dos proprietários das terras e sem as licenças obrigatórias da Defesa Agropecuária, o que compromete o controle sanitário e pode colocar em risco a saúde de apiários legalmente registrados.
Durante a operação, foram lavrados três autos de infração pela falta de cadastro dos apicultores junto ao órgão estadual e um auto por transporte irregular de abelhas, sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para esse tipo de atividade.
Os agentes também fiscalizaram veículos, passageiros e cargas em trânsito nas estradas rurais como forma de prevenção a outros ilícitos. A operação utilizou comunicação via satélite, embarcada em uma viatura da GCM, o que permitiu o acesso em tempo real a sistemas policiais e da Defesa Agropecuária, otimizando as consultas sobre antecedentes criminais, situação de veículos e registros agropecuários.
A Polícia Civil de Itatinga informou que novas ações serão realizadas com foco na proteção da atividade rural e da segurança sanitária dos apiários do município, conforme planejamento elaborado pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 7 (Sorocaba) e Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu.