OPINIÃO

Chega mais, meu governador


| Tempo de leitura: 2 min

Leio com profunda tristeza que o Congresso Nacional aprovou o montante de 50 bilhões e meio reais em emendas parlamentares. Deputados e senadores costumam dar mais verbas federais, proporcionalmente, para as cidades onde ganharam mais votos. Sem um mecanismo para garantir que o dinheiro vá para quem realmente precisa, Jundiaí se transforma a cada eleição numa cidade de perdedores. E nossa cidade sequer tem um representante federal ou mesmo estadual. Jundiaí perde.

Não temos acessos a programas de investimentos federais diferenciados sobretudo nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana -, voltados especificamente para esse tipo de formação; a segunda seria a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento de toda a região de forma integrada, o que tem dado certo em vários lugares do país.

Perdemos em relação ao meio ambiente, as cidades da região poderiam trabalhar em conjunto para resolver a questão da destinação do lixo, uma questão que poucos municípios resolveram porque é complexa. Esse trabalho conjunto poderia se estender ainda para a área da saúde pública, já que é comum habitantes de um município utilizar os serviços de outro”. Nossa região soma quase 1 milhão de pessoas que poderiam ter vantagens no desenvolvimento regional e no planejamento integrado das políticas públicas, como saúde, habitação e segurança.

Resta-nos empolgação do fato da parceria do prefeito Gustavo Martineli e seu vice Ricardo Benassi com o governador de todos os paulistas, com maior índice de aprovação popular, Tarcísio de Freitas. As redes sociais publicaram o encontro do nosso prefeito no Palácio dos Bandeirantes. Tarcísio de Freitas, mencionou que, na região de Jundiai, há mais de 40 projetos que podem ser viabilizados em nossa cidade. Saúde, habitação, mobilidade, acessibilidade urbana mais túneis, viadutos, pontes, novas alças sobre a via Anhanguera. Na saúde, os modelos exemplares do AME- Mais Idoso, do AME – Mulher e um Hospital de ponta, com robótica. Na educação exemplar o tão sonhado Campus da USP, ensino superior gratuito e mais cursos técnicos federais. A acanhada entrada principal da cidade tem sido remodelada e modernizada aos tempos contemporâneos. Posto da Polícia Federal e emissão de passaportes. Não podemos esquecer que Jundiai é uma região metropolitana formada a partir de um agrupamento dos municípios limítrofes, de um arranjo político e administrativo-legal visando à articulação de políticas públicas em âmbito regional.

Nas palavras e nos números encerram em nossas vidas só haverão de melhorar. Hoje, principalmente, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em uma trajetória política e uma administração exemplar. Estou convencido que este histórico encontro entre governador e prefeito levará avante este processo de renovação para que o povo, os despossuídos do progresso, possam saber que esta é uma cidade solidária. Ao nosso governador e prefeito os aplausos entusiasmados. Que Gustavo Martineli tenha grandeza de espírito, clareza de propósitos e capacidade de ação solidária, agindo de forma a garantir que os interesses da cidade venham em primeiro lugar. Tenho orgulho de viver aqui!

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

Comentários

Comentários