
Kailane Victoria de Oliveira, de 10 anos, morreu na manhã desta terça-feira (25) após passar mal em Água Nova, município próximo a Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Natural da zona rural de Triunfo, a menina teve sintomas como dores intensas e vômitos, mas não resistiu à espera por socorro médico em unidades de saúde da região.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo relatos da família, Kailane foi levada às pressas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Água Nova. No local, porém, não havia médicos de plantão.
Em desespero, os parentes seguiram para outra UBS, em Carnaubal, a apenas 1 km de distância, mas também encontraram a unidade sem profissionais disponíveis. A menina faleceu nos braços da mãe enquanto a família tentava, sem sucesso, encontrar atendimento em outros postos.
O desespero da mãe carregando a filha agonizante pelas ruas mobilizou moradores, que denunciam a precariedade do sistema de saúde local.
“Ela estaria viva se tivesse sido atendida. Procuramos ajuda em todos os lugares, mas não havia ninguém”, desabafou um familiar, que preferiu não se identificar. A morte de Kailane gerou comoção e críticas à suposta negligência das autoridades.
A Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para apurar as circunstâncias do caso. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró, onde será submetido a exames para esclarecer a causa da morte. O laudo, que deve sair em até 30 dias, será crucial para determinar se falhas no atendimento contribuíram para o óbito.