GIGANTE DO PAPEL

Klabin investe R$ 1,5 bi e inaugura fábrica em Piracicaba

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A moderna fábrica gerou 1.500 empregos na obra e otimizará a logística da empresa no Brasil.
A moderna fábrica gerou 1.500 empregos na obra e otimizará a logística da empresa no Brasil.

A Klabin inaugurou em Pi-racicaba, no distrito industrial Uninoroeste, a sua segunda planta em Piracicaba. O investimento é de R$ 1,56 bilhão. A unidade, em operação desde abril do ano passado, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, que é utilizado em embalagens, produtos estratégicos para as cadeias de armazenamento e logística.

Veja também:

“A ideia é tornar o estado menos burocrático e apto para os pilares que vão garantir o nosso diferencial: as alavancas da biotecnologia, da transição energética e da economia do conhecimento. Estamos fazendo um trabalho bacana também na área do fomento industrial e para desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. ”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

A cerimônia de inauguração foi realizada na Unidade e contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado; do prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta; do deputado estadual Alex Madureira, do presidente do Conselho de Administração da Klabin, Horacio Lafer Piva; e do diretor-geral da empresa, Cristiano Teixeira.

“Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante”, comentou Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

O deputado estadual Alex Madureira destacou a importância do empreendimento para a cidade. “É a maior e mais moderna fábrica de papelão das Américas, então é um orgulho para Piracicaba. É um investi-mento grande que vai trazer também, por meio da gera-ção de impostos, melhoria para a vida econômica da nossa região”, disse.

A FÁBRICA – A nova fábrica de embalagens da Klabin está instalada em um terreno de mais 1 milhão de m², com uma área construída de mais de 100 mil m². No espaço, estão operando duas onduladeiras de 2,8 metros de largura, com velocidade de 450 metros por minuto, e nove impressoras de última geração, sendo cinco flexo folder gluer e quatro corte e vinco. Todos os equipamentos operam em estado da arte.

A unidade conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas – o equivalente a 15 mil toneladas – e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente.

Entre os destaques em tecnologia está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de m³ de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1.100 toneladas). Este número representa o consumo médio de 30 horas das impressoras.

Comentários

Comentários