
Na última quinta-feira (13), a AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) recebeu 12 funcionários da Caterpillar, em uma ação voluntária, para a revitalização de áreas comuns da associação.
Na área que abriga o espaço recreativo da instituição, os voluntários se uniram para realizar a pintura de muros e bancos. O consultor de vendas da Caterpillar, Tomaz Munhoz, explicou que a equipe, composta por funcionários do Brasil, Peru, Panamá e México, estava reunida em Piracicaba para o encontro anual do time. "Dentre as nossas atividades, dedicamos algumas horas para o trabalho voluntário. Faz parte da nossa cultura e dos nossos valores. Sempre buscamos realizar um trabalho voluntário independentemente de onde estejamos reunidos", afirmou. "Dedicamos o nosso tempo e mão de obra, pois sabemos que essa pequena ação significa muito para a instituição. A partir dela, também podemos vivenciar a cultura local e entender os desafios das comunidades em que a Caterpillar atua. É uma troca muito gratificante".
A iniciativa começou quando a equipe de Tomaz procurou pela área de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar, em busca de um trabalho voluntário que, de fato, atendesse as expectativas e necessidades de alguma instituição do município.
Ao longo do ano, a área mantém mapeadas as demandas das instituições que apoia para que as ações promovam benefícios concretos. É o que explica a consultora de Responsabilidade Social da Caterpillar no Brasil, Natália Tavares - "O objetivo é fazer uma conexão com a atuação voluntária e a Responsabilidade Social. Conectar funcionários e realizar essa imersão através do contato com a instituição impacta e transforma a vida de quem frequenta esses locais", afirmou Natália.
No Brasil, a Caterpillar investe por meio de leis de incentivo fiscal em diversos projetos com foco em Educação, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social e Necessidades Humanas Básicas. Em Piracicaba, são apoiados cerca de 10 projetos - entre eles, o projeto Florescer da AUMA.
REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Além da pintura no espaço de lazer, o artista campineiro Gustavo Nenão também desenvolveu, de forma voluntária, uma arte em um espaço comum da associação. Nenão tem mais de 30 anos de carreira e já desenvolveu obras de artes em cerca de 60 países. Na AUMA, ele desenvolveu um mural que carrega uma mensagem de pertencimento e valorização da identidade da instituição.
Segundo a coordenadora da AUMA, Camila Banzatto, a parceria com a Caterpillar através de voluntários já aconteceu em diferentes oportunidades. "Essa ação é importante não somente pelo trabalho que os voluntários entregam, mas também pelo vínculo criado e por conseguirmos levar a reflexão para a comunidade a respeito do TEA (Transtorno do Espectro Autista)", afirmou Camila.
A AUMA foi fundada em 1999 e atualmente atende cerca de 170 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. "Temos o objetivo de melhorar a autonomia, a qualidade de vida e a socialização das pessoas com deficiência através de diferentes serviços e atendimentos. A ação voluntária realizada aqui, com a revitalização dos nossos espaços, trouxe um toque de vida à nossa instituição", afirmou Camila.
A ação ainda contou com o apoio voluntário da agência Beato, que coordenou a realização e a compra dos materiais.