
A advogada, professora e ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Patrícia Vanzolini, palestrou sobre o mês da mulher na noite desta quarta-feira, 26, para colaboradores e convidados do MVB Advogados. O evento ocorreu no auditório do Comfort Hotel, em Franca, e reuniu pelo menos 100 pessoas, em sua maioria mulheres, que prestigiaram uma noite de aprendizado e reflexão.
Patrícia contou um pouco da história da mulher na sociedade, inclusive sobre como seus direitos foram conquistados, como era vista antigamente e como evoluiu ao longo do tempo.
“Durante um longo período na história da humanidade, os direitos das mulheres foram, intencionalmente, negados. Houve um grande esforço para nos deixar de fora, para nos manter apartadas de qualquer direito. Devemos ser muito maravilhosas mesmo, para que tenha sido feito um esforço tão grande para que não tivéssemos espaço”, afirmou a palestrante.
Um dos temas abordados na palestra foi a diferença salarial entre mulheres e homens, um assunto amplamente debatido nos dias de hoje. Segundo Patrícia, as mulheres são prejudicadas devido à quantidade incontável de responsabilidades familiares que lhes são impostas, enquanto os homens, em geral, não têm essa obrigação.
“Mulher dar conta de filho, de trabalho, de tudo, de estudo? É mentira. A gente não dá conta de tudo, não. A gente fica doente, entra em depressão, fica estressada, deixa de fazer o nosso curso de pós-graduação, e daqui a 10 anos estamos ganhando menos. Esse desequilíbrio na distribuição da economia do cuidado é uma das responsáveis pela desigualdade salarial”, citou.
“Uma mulher que fica plenamente dedicada à incumbência de cuidar dos filhos, da casa, do marido, dos parentes, do pai velho, da mãe idosa; uma mulher inteiramente incumbida disso investe menos na carreira”, acrescentou a advogada.
Pós-palestra
O evento contou com a presença de Carolina Vanzolini e Clóvis Volpe, representantes do MVB Advogados.
Carolina abordou as expectativas para a palestra e a importância do encontro para todos os participantes.
“As nossas expectativas eram altas, e com esse evento, elas foram superadas. A doutora Patrícia foi professora de muita gente aqui do escritório; ela é uma referência como advogada e como mulher (...) Colocar essa pauta e fazer esse evento para nós é muito importante. Um Dia da Mulher não só de homenagens e flores, mas sim um Dia da Mulher que traga reflexão e aprendizado”, explicou.
Clóvis Volpe destacou a importância da promoção da igualdade, considerando que o primeiro passo para alcançar essa meta é aprender. “Minha participação e a dos advogados hoje foram as de ouvintes. Para que possamos aprender, ouvir e ter cada vez mais uma cultura igualitária".
"Compreender que precisamos romper essa estrutura machista e que o MVB, na condição de escritório de advocacia que luta por direitos e por justiça, se não o fizer internamente, estará cometendo um erro", completou.
A palestrante Patrícia Vanzolini falou sobre como se preparou para construir um raciocínio sólido e, ao mesmo tempo, provocar grande reflexão no público. “O primeiro passo da preparação foi tentar mostrar que o preconceito e o machismo existem; não há como negar. Eles existem em todos nós, em toda a sociedade. Agora, nos séculos XX e XXI, estamos tentando lutar contra isso, mas ainda está muito presente em nossa sociedade".
"Ainda tem impactos muito relevantes no nosso dia a dia. Então, a primeira coisa é reconhecermos que existe o problema e depois pensarmos em estratégias para lidar com ele, diminuí-lo e erradicá-lo", finalizou.